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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17239
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Psicologia escolar e educacional no ensino superior: demandas e desafios na história do serviço de atendimento ao estudante da Universidade Federal de Uberlândia |
Autor(es): | Gebrim, Leiliane Bernardes |
Primeiro orientador: | Vectore, Celia |
Primeiro membro da banca: | Silva, Sílvia Maria Cintra da |
Segundo membro da banca: | Sampaio, Sônia Maria Rocha |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de conhecer e compreender as demandas da assistência estudantil para o serviço de psicologia ao estudante (SEAPS) da Universidade Federal de Uberlândia, especificamente para a atuação do psicólogo escolar e educacional num contexto de expansão e democratização das universidades públicas federais, pós-projeto REUNI e Lei de Cotas. Para tanto, buscou-se investigar se na história do SEAPS houve ou há oportunidades para a atuação nessa área a fim de se compreenderem as questões que permeiam a inserção ou não desse profissional no referido serviço. Através da investigação de arquivos históricos e da realização de entrevistas semiestruturadas e livres com profissionais que participaram da construção da história do serviço, foi possível constatar que há oportunidades para o trabalho na área de psicologia escolar e educacional que nem sempre puderam ser atendidas por falta de profissionais habilitados. No momento atual, as políticas públicas para a democratização do ensino superior criaram demandas para esse profissional, no que visa à promoção de inclusão social, cidadania e desenvolvimento da responsabilidade social dos discentes e da própria instituição, em questões que permeiam a formação humana integral, a socialização, o respeito à diversidade, a transformação da cultura e os métodos institucionais, a adaptação de currículos e a elaboração de projetos que promovam a formação ampliada e o sucesso acadêmico. No que tange ao âmbito da assistência estudantil, é emergente uma atuação científica pautada em pesquisas ambientais e locais que identifiquem, na realidade universitária, as demandas psicossociais e psicoeducacionais dos discentes a fim de embasar projetos de intervenção e reflexões que fundamentem processos políticos e institucionais com vistas à garantia da justiça social, da igualdade e da qualidade de vida dos discentes na universidade. |
Abstract: | The aim of this study was to know and understand the demands of student assistance for the psychology service to the student (SEAPS), of the Universidade Federal de Uberlândia, specifically for the work of the educational psychologist in a context of expansion and democratization of universities happen after the implementation of REUNI and the quota law. For that, we investigated the history of the sector opportunities for actuation in that area in order to understand the issues that permeate the inclusion or non inclusion of that psychologist in said service. Through research of historical archives and conducting semistructured and open interviews with professionals who participated in the construction of the history of SEAPS, from 1976 to the present day, we found the existence of opportunities of action of Educational psychologist who could not always be met due to lack of skilled professionals in that area. Currently, the public policies for the democratization of higher education have created new demands for that professional, aiming at promoting social inclusion, citizenship and development of social responsibility of students and the institution, in matters which involve their integral human formation, socialization, respect for diversity, culture and institutional transformation methods, adaptation of curricular and development of projects that promote academic success and expanded training. Regarding the scope of student assistance, is emerging scientific expertise, grounded in environmental research in the university to identify the psychosocial and psycho-educational demands of students, in order to base the intervention reflections and projects that support political and institutional processes and environmental research view to ensuring social justice, equality and quality of life of students at the university. |
Palavras-chave: | Psicologia escolar e educacional Ensino superior Atuação do psicólogo Educational and school psychology Higher education Psychologist work Psicologia escolar Psicologia educacional Psicólogos |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Referência: | GEBRIM, Leiliane Bernardes. Psicologia escolar e educacional no ensino superior: demandas e desafios na história do serviço de atendimento ao estudante da Universidade Federal de Uberlândia. 2014. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.382 |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.382 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17239 |
Data de defesa: | 1-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
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