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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O processo de ensinar-aprender uma perspectiva crítica em psicologia escolar e educacional: histórias compartilhadas por uma supervisora e uma estagiária
Título (s) alternativo (s): The process of teaching-learning educational and school psychology in a critical perpective: stories shared by a supervisor and an intern
Autor: Barbosa, Fabiana Marques
Primer orientador: Silva, Silvia Maria Cintra da
Primer miembro de la banca: Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos
Segundo miembro de la banca: Souza, Marilene Proença Rebello de
Tercer miembro de la banca: Caldas, Roseli Fernandes Lins
Resumen: Em vista das discussões realizadas, desde a década de 1980, acerca de uma concepção crítica em Psicologia Escolar e Educacional, esta investigação pretendeu compreender o processo de apropriação desta concepção por uma supervisora de estágio e uma estagiária em Psicologia de uma Instituição de Ensino Superior de Minas Gerais. Respaldada pelas contribuições da Psicologia histórico-cultural, a escolha metodológica orientou-se por conhecer a trajetória de formação das participantes da pesquisa, mediante a modalidade investigativa da história oral temática. As participantes concederam seus depoimentos em sessões de entrevista, totalizando quatro sessões com cada uma, com duração de quarenta minutos, em média. A análise deste material possibilitou a construção de cinco categorias, a saber: a mediação do outro como processo inerente às escolhas profissionais e à aprendizagem teórico-prática; os desafios e contradições como parte fundamental do processo de apropriação de uma perspectiva crítica, sugerindo que a aprendizagem é desenvolvida dialeticamente; a atividade prática e os estudos teóricos como componentes indispensáveis para a apropriação conceitual, sendo indicada pelas análises a necessidade de compreender teoria e prática como uma unidade dialeticamente relacionada no processo de aprendizagem; o estágio supervisionado como atividade essencial para o aprendizado do futuro psicólogo escolar, constituindo-se este, nesta investigação, o estágio revela o modo como a mediação entre supervisora e estagiária foi fundamental para a apropriação teórico-prática de uma perspectiva crítica em Psicologia Escolar e Educacional por parte da estagiária, bem como a importância das ações pedagógicas da supervisora neste processo. O estudo aponta a necessidade de mais pesquisas e ações voltadas para a formação do psicólogo escolar em uma perspectiva crítica, a fim de consolidar neste campo práticas contextualizadas e emancipatórias.
Abstract: Through discussions held since the 1980s about Educational and School Psychology in a critical perspective, this research sought to understand the process of appropriation of this concept by a supervisor and an intern psychology of an Institution of Higher Education of Minas Gerais. Through the contributions of cultural-historical psychology, the methodological choice of this study was to know the professional education trajectory of participants, through investigative modality of oral history.. Each participant gave four sessions of interview, lasting 40 minutes on average. The analysis of this material enabled the construction of five categories: the mediation as an inherent process in professional choices and practical theoretical learning; challenges and contradictions as a fundamental part of the appropriation process of a critical perspective, suggesting that learning is developed dialectically; practical activity and theoretical studies as essential components in the process of learn concepts, this way the analysis pointed out the need to understand the theory and practice as a dialectically unit related to the learning process; and finally, the overseen internship as essential for the learning process of school psychology student. In this research, the internship indicates how the mediation between supervisor and intern was fundamental to the theoretical and practical appropriation of Educational and School Psychology in a critical perspective by the intern, as well as the importance of pedagogical actions of the supervisor in this process. The study points to the need for more research and actions for the school psychologist education in a critical perspective in order to consolidate this field with contextualized and emancipatory practices.
Palabras clave: Psicologia escolar
Formação do psicólogo
Formação de conceito
Estágio supervisionado
School psychology
Psychologist education
Concept formation
Overseen internship
Psicologia escolar
Psicologia educacional
Psicologos escolares
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Cita: BARBOSA, Fabiana Marques. The process of teaching-learning educational and school psychology in a critical perpective: stories shared by a supervisor and an intern. 2013. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.176
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.176
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17185
Fecha de defensa: 8-mar-2013
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Psicologia

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