Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17185
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarbosa, Fabiana Marques-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:48:02Z-
dc.date.available2013-05-20-
dc.date.available2016-06-22T18:48:02Z-
dc.date.issued2013-03-08-
dc.identifier.citationBARBOSA, Fabiana Marques. The process of teaching-learning educational and school psychology in a critical perpective: stories shared by a supervisor and an intern. 2013. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.176por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17185-
dc.description.abstractThrough discussions held since the 1980s about Educational and School Psychology in a critical perspective, this research sought to understand the process of appropriation of this concept by a supervisor and an intern psychology of an Institution of Higher Education of Minas Gerais. Through the contributions of cultural-historical psychology, the methodological choice of this study was to know the professional education trajectory of participants, through investigative modality of oral history.. Each participant gave four sessions of interview, lasting 40 minutes on average. The analysis of this material enabled the construction of five categories: the mediation as an inherent process in professional choices and practical theoretical learning; challenges and contradictions as a fundamental part of the appropriation process of a critical perspective, suggesting that learning is developed dialectically; practical activity and theoretical studies as essential components in the process of learn concepts, this way the analysis pointed out the need to understand the theory and practice as a dialectically unit related to the learning process; and finally, the overseen internship as essential for the learning process of school psychology student. In this research, the internship indicates how the mediation between supervisor and intern was fundamental to the theoretical and practical appropriation of Educational and School Psychology in a critical perspective by the intern, as well as the importance of pedagogical actions of the supervisor in this process. The study points to the need for more research and actions for the school psychologist education in a critical perspective in order to consolidate this field with contextualized and emancipatory practices.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPsicologia escolarpor
dc.subjectFormação do psicólogopor
dc.subjectFormação de conceitopor
dc.subjectEstágio supervisionadopor
dc.subjectSchool psychologyeng
dc.subjectPsychologist educationeng
dc.subjectConcept formationeng
dc.subjectOverseen internshipeng
dc.subjectPsicologia escolarpor
dc.subjectPsicologia educacionalpor
dc.subjectPsicologos escolarespor
dc.titleO processo de ensinar-aprender uma perspectiva crítica em psicologia escolar e educacional: histórias compartilhadas por uma supervisora e uma estagiáriapor
dc.title.alternativeThe process of teaching-learning educational and school psychology in a critical perpective: stories shared by a supervisor and an interneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Silvia Maria Cintra da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767728Z1por
dc.contributor.referee1Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794324Z4por
dc.contributor.referee2Souza, Marilene Proença Rebello de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780967H7por
dc.contributor.referee3Caldas, Roseli Fernandes Lins-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4255620P1por
dc.description.degreenameMestre em Psicologia Aplicadapor
dc.description.resumoEm vista das discussões realizadas, desde a década de 1980, acerca de uma concepção crítica em Psicologia Escolar e Educacional, esta investigação pretendeu compreender o processo de apropriação desta concepção por uma supervisora de estágio e uma estagiária em Psicologia de uma Instituição de Ensino Superior de Minas Gerais. Respaldada pelas contribuições da Psicologia histórico-cultural, a escolha metodológica orientou-se por conhecer a trajetória de formação das participantes da pesquisa, mediante a modalidade investigativa da história oral temática. As participantes concederam seus depoimentos em sessões de entrevista, totalizando quatro sessões com cada uma, com duração de quarenta minutos, em média. A análise deste material possibilitou a construção de cinco categorias, a saber: a mediação do outro como processo inerente às escolhas profissionais e à aprendizagem teórico-prática; os desafios e contradições como parte fundamental do processo de apropriação de uma perspectiva crítica, sugerindo que a aprendizagem é desenvolvida dialeticamente; a atividade prática e os estudos teóricos como componentes indispensáveis para a apropriação conceitual, sendo indicada pelas análises a necessidade de compreender teoria e prática como uma unidade dialeticamente relacionada no processo de aprendizagem; o estágio supervisionado como atividade essencial para o aprendizado do futuro psicólogo escolar, constituindo-se este, nesta investigação, o estágio revela o modo como a mediação entre supervisora e estagiária foi fundamental para a apropriação teórico-prática de uma perspectiva crítica em Psicologia Escolar e Educacional por parte da estagiária, bem como a importância das ações pedagógicas da supervisora neste processo. O estudo aponta a necessidade de mais pesquisas e ações voltadas para a formação do psicólogo escolar em uma perspectiva crítica, a fim de consolidar neste campo práticas contextualizadas e emancipatórias.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.176-
dc.orcid.putcode81766543-
dc.crossref.doibatchidd4cf83be-5d90-4fe0-82e3-e5f45afc08f8-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FabianaMarques.pdf703.37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.