Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17106
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Percepção de suporte organizacional, afeto positivo, afeto negativo e resiliência: antecedentes da confiança do empregado na organização
Autor(es): Batista, Rosimeire Luíza
Primeiro orientador: Oliveira, Aurea de Fátima
Primeiro membro da banca: Gomide Junior, Sinésio
Segundo membro da banca: Macedo, Kátia Barbosa
Terceiro membro da banca: Aguiar, Marcos de Souza
Resumo: Pesquisada mais intensamente a partir da década de 90, a confiança é uma variável que tem encontrado considerável destaque no meio organizacional devido à sua influência sobre diversos comportamentos do trabalhador. Entretanto, a confiança do empregado na organização ainda é um construto pouco explorado. Assim, este estudo teve como objetivo principal o teste de um modelo que previa um bloco constituído pelas variáveis: percepção de suporte organizacional, afeto positivo, afeto negativo, resiliência e confiança do empregado na organização. Para tanto, 160 empregados vinculados a organizações públicas e privadas situadas no Alto Paranaíba responderam voluntariamente aos instrumentos válidos e específicos a cada construto. Os dados foram submetidos a estatísticas descritivas, correlações de Pearson e análises de regressão múltipla stepwise, discriminando como variável dependente a confiança do empregado na organização. Do modelo proposto apenas duas variáveis se sustentaram como preditoras da confiança do empregado na organização. Sendo uma delas a percepção de suporte organizacional que explicou os fatores da variável critério: promoção do crescimento do empregado , solidez organizacional , reconhecimento financeiro organizacional e padrões éticos , e a outra, a resiliência que por sua vez explicou o fator da variável critério: padrões éticos . Entretanto, percepção de suporte organizacional concentra uma maior capacidade preditiva em comparação com a única variável micro-sistêmica que permaneceu no modelo, apontando para uma maior influência do ambiente sobre os comportamentos organizacionais do que as variáveis individuais. Os resultados foram discutidos com base em literatura especializada e as conclusões refutam grande parte do modelo proposto, mas é reconhecida a necessidade de outras pesquisas que possam acrescentar conhecimento sobre as variáveis discriminadas neste estudo.
Palavras-chave: Trabalho - Aspectos psicológicos
Satisfação no trabalho
Comportamento organizacional
Confiança do empregado na organização
Percepção de suporte organizacional
Afeto positivo
Afeto negativo
Resiliência
Perception of organizational support
Positive affect
Negative affect
Resilience
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Referência: BATISTA, Rosimeire Luíza. Percepção de suporte organizacional, afeto positivo, afeto negativo e resiliência: antecedentes da confiança do empregado na organização. 2010. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17106
Data de defesa: 13-Jul-2010
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diss Rosimeire.pdf906.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.