Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17088
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A atuação do psicólogo escolar na rede particular de ensino da cidade de Uberlândia- MG |
Autor(es): | Souza, Cláudia Silva de |
Primeiro orientador: | Silva, Silvia Maria Cintra da |
Primeiro coorientador: | Ribeiro, Maria José |
Primeiro membro da banca: | Dechichi, Claudia |
Segundo membro da banca: | Maimone, Eulália Henriques |
Terceiro membro da banca: | Aragão, Ana Maria Falcão de |
Resumo: | Os trabalhos encontrados na literatura recente acerca da atuação do psicólogo escolar focamse, predominantemente, ao âmbito do ensino público. Assim, este estudo investiga a prática deste profissional na rede particular de ensino, fundamentado em pressupostos qualitativos, sob a perspectiva histórico-cultural. Realizamos entrevistas semi-estruturadas com doze psicólogos escolares da rede particular de ensino da cidade de Uberlândia/MG e constatamos que a inserção destes no segmento educacional privado reflete, dentre outros fatores, questões históricas relacionadas à constituição da Psicologia Escolar no Brasil, desdobradas na imagem social do psicólogo escolar. As modalidades de trabalho desenvolvidas pelos profissionais deste estudo são predominantemente tradicionais, sustentadas por uma formação que revela uma tendência ao ecletismo teórico e dificuldades na apropriação dos avanços científicos mais recentes da área. O estudo aponta a necessidade de um maior investimento das instituições formadoras e dos profissionais atuantes para ampliar o campo de atuação e possibilitar práticas emancipatórias. |
Abstract: | The works found in recent literature relating to the school psychologist's performance have been predominantly focused on the ambit of public teaching. Thus, this study investigates this professional's practice in the private teaching network, based on qualitative assumptions, within a historical-cultural perspective. We carried out semi-structured interviews with twelve school psychologists of the private teaching network from the city of Uberlândia / MG and we found that the insertion of these psychologists in the private educational segment reflects, among other factors, historical issues related to the constitution of School Psychology in Brazil, which are unfolded in the school psychologist's social image. The work modes developed by the professionals of this study are predominantly traditional, sustained by a formation which reveals a tendency to theoretical eclecticism and difficulties in the appropriation of more recent scientific progresses in the area. The study points to the need of a greater investment on the part of training institutions and of the professionals working in the area to enlarge the field of performance |
Palavras-chave: | Psicologia escolar Psicologia escolar - Uberlândia (MG) Atuação profissional Formação profissional School psychology Professional performance Professional formation |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Referência: | SOUZA, Cláudia Silva de. A atuação do psicólogo escolar na rede particular de ensino da cidade de Uberlândia- MG. 2010. 230 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17088 |
Data de defesa: | 29-Abr-2010 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
claudia.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.