Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17088
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Cláudia Silva de-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:47:51Z-
dc.date.available2010-07-01-
dc.date.available2016-06-22T18:47:51Z-
dc.date.issued2010-04-29-
dc.identifier.citationSOUZA, Cláudia Silva de. A atuação do psicólogo escolar na rede particular de ensino da cidade de Uberlândia- MG. 2010. 230 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17088-
dc.description.abstractThe works found in recent literature relating to the school psychologist's performance have been predominantly focused on the ambit of public teaching. Thus, this study investigates this professional's practice in the private teaching network, based on qualitative assumptions, within a historical-cultural perspective. We carried out semi-structured interviews with twelve school psychologists of the private teaching network from the city of Uberlândia / MG and we found that the insertion of these psychologists in the private educational segment reflects, among other factors, historical issues related to the constitution of School Psychology in Brazil, which are unfolded in the school psychologist's social image. The work modes developed by the professionals of this study are predominantly traditional, sustained by a formation which reveals a tendency to theoretical eclecticism and difficulties in the appropriation of more recent scientific progresses in the area. The study points to the need of a greater investment on the part of training institutions and of the professionals working in the area to enlarge the field of performanceeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPsicologia escolarpor
dc.subjectPsicologia escolar - Uberlândia (MG)por
dc.subjectAtuação profissionalpor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectSchool psychologyeng
dc.subjectProfessional performanceeng
dc.subjectProfessional formationeng
dc.titleA atuação do psicólogo escolar na rede particular de ensino da cidade de Uberlândia- MGpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Ribeiro, Maria José-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708027U6por
dc.contributor.advisor1Silva, Silvia Maria Cintra da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767728Z1por
dc.contributor.referee1Dechichi, Claudia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723199U2por
dc.contributor.referee2Maimone, Eulália Henriques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793941Y7por
dc.contributor.referee3Aragão, Ana Maria Falcão de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707389A0por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4251193J7por
dc.description.degreenameMestre em Psicologia Aplicadapor
dc.description.resumoOs trabalhos encontrados na literatura recente acerca da atuação do psicólogo escolar focamse, predominantemente, ao âmbito do ensino público. Assim, este estudo investiga a prática deste profissional na rede particular de ensino, fundamentado em pressupostos qualitativos, sob a perspectiva histórico-cultural. Realizamos entrevistas semi-estruturadas com doze psicólogos escolares da rede particular de ensino da cidade de Uberlândia/MG e constatamos que a inserção destes no segmento educacional privado reflete, dentre outros fatores, questões históricas relacionadas à constituição da Psicologia Escolar no Brasil, desdobradas na imagem social do psicólogo escolar. As modalidades de trabalho desenvolvidas pelos profissionais deste estudo são predominantemente tradicionais, sustentadas por uma formação que revela uma tendência ao ecletismo teórico e dificuldades na apropriação dos avanços científicos mais recentes da área. O estudo aponta a necessidade de um maior investimento das instituições formadoras e dos profissionais atuantes para ampliar o campo de atuação e possibilitar práticas emancipatórias.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81766790-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
claudia.pdf1.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.