Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17063
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Projeto Aluno Amigo: psicopatologia, loucura e a formação do psicólogo
metadata.dc.creator: Nascimento, Maria José de Castro
metadata.dc.contributor.advisor1: Romera, Maria Lucia Castilho
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Sílvia Maria Cintra da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Maria Cecilia Pereira da
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho é um estudo sobre uma atividade prática da Disciplina Psicopatologia Geral II do Curso de Psicologia Instituto de Psicologia/UFU na qual os alunos de 6o Período, na maioria, têm participado do Projeto Aluno Amigo. O projeto consiste em que, durante a prática da disciplina, cada aluno que queira visite diariamente um paciente internado na Enfermaria de Psiquiatria do HC-UFU, desde a internação até a alta hospitalar, que dura em média 18 dias. Essa vivência e as discussões em sala de aula fizeram surgir indagações sobre o ensino e a aprendizagem em psicopatologia no curso de Psicologia. Constituiu-se, então, de uma Pesquisa Qualitativa, por meio do Método Clínico Interpretativo, para a qual foram usadas entrevistas semi-estruturadas com alunos que já haviam participado do projeto; observações das vivências, e, pesquisa nos relatórios avaliativos do final do semestre. Concluiu-se que é bastante complexo ensinar e aprender psicopatologia hoje, num momento de mudanças paradigmáticas da ciência e no contexto de Reforma Psiquiátrica e Luta Antimanicomial. O ser, a paixão ou pathos, surge possibilitado pelas relações pessoais intersubjetivas, inter-institucionais e pela arte de ensinar e arte de aprender sobre loucura, aqui denominada de Aprendizar te.
Abstract: This work is a study that covers the General Psychopathology II Course Practice of the Psychology Course at the Psychology Institute /Uberlândia Federal University. Students in the seventh semester, in the majority, have been participating in the Student Friend Project. The project consists in each student, during the semester, visiting daily a patient hospitalized, from admission to discharge (approximately 18 days) in the Psychiatric Ward of the Clinical Hospital Uberlândia Federal University. This experience together with the debates in classroom made investigations on the teaching and learning of Psychopathology in the Course of Psychology emerge. A Qualitive Research using the Interpretive Method was then made up. Semi-structured interviews were performed with students who had already participated in the project as well as observations of the experiences and research in reports evaluated at the end of the semester. The study concludes that is quite complex to teach psychopathology this day in age, in a moment of scientific paradigmatic changes and in the context of Psychiatric Reform and Anti-asylum Struggle. The being, the passion or pathos emerges, made possible by the intersubjective and inter-institutional personal relations and through the art of teaching and art of learning insanity, here in a training called the Learning-Art.
Keywords: Ensino
Intersubjetividade
Teaching
Psychopathology
Intersubjectivity
Psicopatologia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citation: NASCIMENTO, Maria José de Castro. Projeto Aluno Amigo: psicopatologia, loucura e a formação do psicólogo. 2008. 217 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17063
Issue Date: 5-Sep-2008
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maria.pdf660.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.