Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17063
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNascimento, Maria José de Castro
dc.date.accessioned2016-06-22T18:47:48Z-
dc.date.available2010-09-29
dc.date.available2016-06-22T18:47:48Z-
dc.date.issued2008-09-05
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Maria José de Castro. Projeto Aluno Amigo: psicopatologia, loucura e a formação do psicólogo. 2008. 217 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17063-
dc.description.abstractThis work is a study that covers the General Psychopathology II Course Practice of the Psychology Course at the Psychology Institute /Uberlândia Federal University. Students in the seventh semester, in the majority, have been participating in the Student Friend Project. The project consists in each student, during the semester, visiting daily a patient hospitalized, from admission to discharge (approximately 18 days) in the Psychiatric Ward of the Clinical Hospital Uberlândia Federal University. This experience together with the debates in classroom made investigations on the teaching and learning of Psychopathology in the Course of Psychology emerge. A Qualitive Research using the Interpretive Method was then made up. Semi-structured interviews were performed with students who had already participated in the project as well as observations of the experiences and research in reports evaluated at the end of the semester. The study concludes that is quite complex to teach psychopathology this day in age, in a moment of scientific paradigmatic changes and in the context of Psychiatric Reform and Anti-asylum Struggle. The being, the passion or pathos emerges, made possible by the intersubjective and inter-institutional personal relations and through the art of teaching and art of learning insanity, here in a training called the Learning-Art.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectIntersubjetividadepor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectPsychopathologyeng
dc.subjectIntersubjectivityeng
dc.subjectPsicopatologiapor
dc.titleProjeto Aluno Amigo: psicopatologia, loucura e a formação do psicólogopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Romera, Maria Lucia Castilho
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794565Z0por
dc.contributor.referee1Silva, Sílvia Maria Cintra da
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767728Z1por
dc.contributor.referee2Silva, Maria Cecilia Pereira da
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782840A1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710192Y6por
dc.description.degreenameMestre em Psicologia Aplicadapor
dc.description.resumoEste trabalho é um estudo sobre uma atividade prática da Disciplina Psicopatologia Geral II do Curso de Psicologia Instituto de Psicologia/UFU na qual os alunos de 6o Período, na maioria, têm participado do Projeto Aluno Amigo. O projeto consiste em que, durante a prática da disciplina, cada aluno que queira visite diariamente um paciente internado na Enfermaria de Psiquiatria do HC-UFU, desde a internação até a alta hospitalar, que dura em média 18 dias. Essa vivência e as discussões em sala de aula fizeram surgir indagações sobre o ensino e a aprendizagem em psicopatologia no curso de Psicologia. Constituiu-se, então, de uma Pesquisa Qualitativa, por meio do Método Clínico Interpretativo, para a qual foram usadas entrevistas semi-estruturadas com alunos que já haviam participado do projeto; observações das vivências, e, pesquisa nos relatórios avaliativos do final do semestre. Concluiu-se que é bastante complexo ensinar e aprender psicopatologia hoje, num momento de mudanças paradigmáticas da ciência e no contexto de Reforma Psiquiátrica e Luta Antimanicomial. O ser, a paixão ou pathos, surge possibilitado pelas relações pessoais intersubjetivas, inter-institucionais e pela arte de ensinar e arte de aprender sobre loucura, aqui denominada de Aprendizar te.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81766809-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maria.pdf660.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.