Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16785
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Polinômios dominados entre espaços de Banach
Título(s) alternativo(s): Dominated polynomials between Banach spaces
Autor(es): Alves, Thiago Rodrigo
Primeiro orientador: Botelho, Geraldo Márcio de Azevedo
Primeiro membro da banca: Pellegrino, Daniel Marinho
Segundo membro da banca: Jatobá, Ariosvaldo Marques
Resumo: O principal objetivo desta dissertação é estudar teoremas de dominação e de fatoração para polinômios homogêneos dominados entre espaços de Banach. Para isso primeiro estudam-se os polinômios homogêneos contínuos entre espaços de Banach, exibindo várias propriedades e exemplos. Posteriormente, volta-se o estudo para os polinômios homogêneos absolutamente somantes e, em particular, para os polinômios homogêneos dominados. Nesse estudo, entre outras coisas é demonstrado o teorema da dominação de Pietsch e exibido um exemplo de polinômio homogêneo dominado que não é fracamente compacto. Em seguida, prova-se que a validade da extensão natural do teorema da fatoração de Pietsch para polinômios dominados implicaria que polinômios dominados sempre seriam fracamente compactos; o que aniquila com a possibilidade da validade de tal extensão. Por fim é demonstrado o teorema de fatoração que diz que um polinômio homogêneo P é p-dominado se e somente se P = Q o u onde Q é um polinômio homogêneo contínuo e u é um operador linear absolutamente p-somante.
Palavras-chave: Polinômios
Polinômios homogêneos
Polinômios p-dominados
Polinômios fracamente compactos
Teorema de dominação
Teorema de fatoração
Mogeneous polynomials
P-dominated polynomials
Weakly compact polynomials
Domination theorem
Factorization theorem
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Exatas e da Terra
Programa: Programa de Pós-graduação em Matemática
Referência: ALVES, Thiago Rodrigo. Dominated polynomials between Banach spaces. 2011. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16785
Data de defesa: 24-Fev-2011
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
d.pdf828.64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.