Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16763
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A mediação do professor no processo de seleção e condução de textos literários : uma prática da leitura literária para alunos de Ensino Fundamental
Autor(es): Lessa, Heloísa Maria Marques
Primeiro orientador: Biella, João Carlos
Primeiro membro da banca: Andrade, Paulo Fonseca
Segundo membro da banca: Morais, Carlos Francisco de
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi avaliar a importância do professor na seleção e na condução de textos literários na formação de leitores literários na Educação Fundamental. Tratamos do Letramento Literário que é um tipo especial de letramento que apresenta nuanças próprias inerentes da leitura literária. Compreendemos que ele é uma prática social de responsabilidade da escola e que não é uma habilidade pronta e acabada de ler textos literários. Iniciamos com o conhecimento dos resultados da terceira edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, promovida pelo IPL, que contou com o apoio da Abrelivros, CBL e SNEL, de 11 de Junho a 03 de Julho de 2011. Ela demonstrou que os entrevistados não possuem hábitos de leitura porque não são motivados no âmbito familiar, assim como também revelou que o professor exerce um papel vital e necessário na mediação entre o aluno e o livro. Nossa pesquisa tem como corpus os alunos de uma sala de quinto ano do Ensino Fundamental I da Escola Estadual Dom Eduardo e os alunos de uma sala de sexto ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Professora Corina de Oliveira. Ambas as escolas são localizadas na zona urbana da cidade de Uberaba MG. A primeira análise diz respeito aos hábitos leitores dos alunos do quinto ano, realizada através de aplicação de questionários. A segunda análise diz respeito às considerações que os alunos fizeram após a seleção, adoção e condução de duas obras de Literatura Juvenil - em que utilizamos um procedimento metodológico denominado ―Sequência Básica‖, sugerido por Rildo Cosson em seu livro Letramento Literário: teoria e prática (2009). Após os procedimentos de adoção, condução e avaliação das leituras das obras Angélica, da autora Lygia Bojunga Nunes e da obra O olho de vidro do meu avô, do autor Bartolomeu Campos de Queirós, procedemos à aplicação de questionários para levantar dados para subsidiar as análises da atuação da mediação do professor na seleção e na condução das leituras das obras em questão.
Abstract: The objective of this research was to evaluate the importance of the teacher in the selection and conduct of literary texts in the formation of literary readers in Elementary Education. We treat the Literary Literacy which is a special kind of literacy that has inherent own nuances of literary reading. We understand that it is a social practice of school responsibility and that is not a ready and finished skill to read literary texts. We begin with the knowledge of the results of the third edition of the survey Reading Pictures in Brazil, promoted by the IPL, which had the support of Abrelivros, CBL and SNEL from June 11 to July 3, 2011. It showed that the respondents do not have reading habits because they are not motivated in the family environment, as well as revelead that the teacher plays a vital and necessary role in mediation between the student and the book. Our research has as corpus students in a fifth grade classroom of Elementary School I of the Escola Estadual Dom Eduardo and students in a sixth grade of Elementary School II of the Escola Estadual Professora Corina de Oliveira. Both schools are located in the urban area of the city of Uberaba - MG. The first analysis concerns the reader s habits of fifth graders, carried out through questionnaires. The second analysis concerns the considerations that students did after the selection, adoption and conduct of two works of Juvenile Literature - in which we use a methodological procedure called \"Basic Sequence\", suggested by Rildo Cosson in his book Letramento Literário: teoria e prática (Literary Literacy: theory and practice) (2009). After the adoption procedures, conduct and evaluation of the readings of works Angélica by the author Lygia Bojunga Nunes and O olho de vidro do meu avô, by the author Bartolomeu Campos de Queirós, proceed to the application of questionnaires to collect data to support analysis the performance of the teacher\'s mediation in the selection and in the conduct of readings of the works in question.
Palavras-chave: Leitura
Literatura
Letramento literário
mediação
Reading
Literature
Literary literacy
Mediation
Letramento
Interesses na leitura
Professores - Livros e leitura
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Linguística, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Referência: LESSA, Heloísa Maria Marques. A mediação do professor no processo de seleção e condução de textos literários : uma prática da leitura literária para alunos de Ensino Fundamental. 2015. 176 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.378
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.378
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16763
Data de defesa: 12-Ago-2015
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MediacaoProfessorProcesso.pdf3.26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.