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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Ensino com o gênero conto : contribuições da análise de discurso crítica para a implementação da lei 10.639/03
metadata.dc.creator: Almeida, Lúcia Maria de
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Maria Cecília de
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Lúcia Mosqueira de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Dias, Eliana
metadata.dc.description.resumo: A implementação da Lei 10.639/03,que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileiranos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, ainda é foco de luta. Por mais que boa parte da sociedade reconheça a validade e necessidade dessa lei, a sua implementação tem sido difícil: primeiro, por algumas resistências; depois, por vezes, pelo professor, não saber como implementá-la dentro de sala de aula, o que faz com que velhos modelos sejam repetidos como, por exemplo, falar sobre a África e questões raciais apenas na Semana da Consciência Negra. Para contribuir com a mudança dessa situação, nosso estudo teve como tema a discussão de questões étnico-raciais em sala de aula; como objetivo geral, realizar uma proposta de leitura com o gênero conto, empregandocomo subsídio teórico a Análise de Discurso Crítica ADC, a fim de contribuir para a implementação da Lei 10.639/03 em sala de aula de 6º ano do Ensino Fundamental; como objetivos específicos, a) desvelar as percepções da representação do negro que os alunos constroem quando da leitura de contos; b) investigar se há, por parte desses alunos, o questionamento de práticas naturalizadas sobre o negro se há vozes concordantes ou discordantes no que se refere à sua representação por meio da leitura do conto Princesa Violeta , de Veralinda Menezes; c) elaborar e aplicar uma proposta de intervenção a partir dos contos Princesa Violeta e Negrinha , de Monteiro Lobato. Para viabilizar nosso estudo, a metodologia principal empregada foi a qualitativa, com o método de pesquisa-ação (BAUER & GASKELL, 2002; THIOLLENT, 2011), tendo sido aplicada, como arcabouço teórico central, a Análise de Discurso Crítica, proposta por Fairclough (2001). De modo geral, notamos a naturalização muitas vezes velada de práticas que segregam a população negra. Notamos ainda, que o trabalho com contos que tratem de questões étnico-raciais, com o auxílio do arcabouço da ADC, tem muito a contribuir com o questionamento do racismo e do preconceito, com a implementação da lei 10.639/03, bem como com a construção de identidades étnicoraciais mais fortalecidas.
Abstract: The implementation of the Law 10639/03, which refers to mandatory education of History and Afro-Brazilian Culture at elementary and high schools, it is still a great struggle. Even that most of the society recognizes its implementation as valid and necessary, it has been being difficult: at first, because of some resistances; then, for many time, the teacher, who does not know how to apply the regulation inside the classroom, repeating old models, teaching about Africa and other racial quotes only during Black Conscience Week. In order to contribute with this situation, our study has as the main topic, the raising of ethnic-racial issues inside classrooms; as a main objective, accomplish a reading proposal with the tale genre, using as a theoretical subsidy Critical Speech Analysis, aiming to contribute to the implementation of Law 10639/03 with 6th grade students of elementary school; as specific objectives, a) uncover the perceptions of the representation of black people, that usually students build when read tales; b) investigate if there is, by the students, the inquiry of naturalized practices about black people if there is agreement or disagreement concerning their representation with the reading of Princesa Violeta tale, written by Verlinda Menezes, c) develop and implement an intervention proposal from Princesa Violeta and Negrinha tale, written by Monteiro Lobato. The methodology used to achieve our study was the qualitative one, using researching-action method (BAUER & GASKELL, 2002; THIOLLENT, 2011), Critical Speech Analysis was applied as the central theoretical outline, proposed by Fairclough (2001). As a general view, we realized the naturalization most of the time covered of some practices that put apart black people. We also could realize that working with tales which concern to ethnic-racial issues, supported by Critical Speech Analysis, has a lot to contribute in racism and prejudice questioning and also with Law 10639/03 implementation, as well as an ethnic-racial identity building even stronger.
Keywords: Lei 10.639/03
Análise de discurso crítica
Gênero
Conto
Law 10639/03
Critical speech analysis
Genre
Tale
Literatura (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Educação multicultural
Brasil. - [Lei Federal nº 10.639/03]
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Citation: ALMEIDA, Lúcia Maria de. Ensino com o gênero conto : contribuições da análise de discurso crítica para a implementação da lei 10.639/03. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16761
Issue Date: 21-Aug-2015
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

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