Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16761
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlmeida, Lúcia Maria de-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:46:52Z-
dc.date.available2015-12-22-
dc.date.available2016-06-22T18:46:52Z-
dc.date.issued2015-08-21-
dc.identifier.citationALMEIDA, Lúcia Maria de. Ensino com o gênero conto : contribuições da análise de discurso crítica para a implementação da lei 10.639/03. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.410por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16761-
dc.description.abstractThe implementation of the Law 10639/03, which refers to mandatory education of History and Afro-Brazilian Culture at elementary and high schools, it is still a great struggle. Even that most of the society recognizes its implementation as valid and necessary, it has been being difficult: at first, because of some resistances; then, for many time, the teacher, who does not know how to apply the regulation inside the classroom, repeating old models, teaching about Africa and other racial quotes only during Black Conscience Week. In order to contribute with this situation, our study has as the main topic, the raising of ethnic-racial issues inside classrooms; as a main objective, accomplish a reading proposal with the tale genre, using as a theoretical subsidy Critical Speech Analysis, aiming to contribute to the implementation of Law 10639/03 with 6th grade students of elementary school; as specific objectives, a) uncover the perceptions of the representation of black people, that usually students build when read tales; b) investigate if there is, by the students, the inquiry of naturalized practices about black people if there is agreement or disagreement concerning their representation with the reading of Princesa Violeta tale, written by Verlinda Menezes, c) develop and implement an intervention proposal from Princesa Violeta and Negrinha tale, written by Monteiro Lobato. The methodology used to achieve our study was the qualitative one, using researching-action method (BAUER & GASKELL, 2002; THIOLLENT, 2011), Critical Speech Analysis was applied as the central theoretical outline, proposed by Fairclough (2001). As a general view, we realized the naturalization most of the time covered of some practices that put apart black people. We also could realize that working with tales which concern to ethnic-racial issues, supported by Critical Speech Analysis, has a lot to contribute in racism and prejudice questioning and also with Law 10639/03 implementation, as well as an ethnic-racial identity building even stronger.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLei 10.639/03por
dc.subjectAnálise de discurso críticapor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectContopor
dc.subjectLaw 10639/03eng
dc.subjectCritical speech analysiseng
dc.subjectGenreeng
dc.subjectTaleeng
dc.subjectLiteratura (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopor
dc.subjectEducação multiculturalpor
dc.subjectBrasil. - [Lei Federal nº 10.639/03]por
dc.titleEnsino com o gênero conto : contribuições da análise de discurso crítica para a implementação da lei 10.639/03por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lima, Maria Cecília de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792263J9por
dc.contributor.referee1Vieira, Lúcia Mosqueira de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706470A3por
dc.contributor.referee2Dias, Eliana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782833E6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137152J0por
dc.description.degreenameMestre em Letraspor
dc.description.resumoA implementação da Lei 10.639/03,que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileiranos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, ainda é foco de luta. Por mais que boa parte da sociedade reconheça a validade e necessidade dessa lei, a sua implementação tem sido difícil: primeiro, por algumas resistências; depois, por vezes, pelo professor, não saber como implementá-la dentro de sala de aula, o que faz com que velhos modelos sejam repetidos como, por exemplo, falar sobre a África e questões raciais apenas na Semana da Consciência Negra. Para contribuir com a mudança dessa situação, nosso estudo teve como tema a discussão de questões étnico-raciais em sala de aula; como objetivo geral, realizar uma proposta de leitura com o gênero conto, empregandocomo subsídio teórico a Análise de Discurso Crítica ADC, a fim de contribuir para a implementação da Lei 10.639/03 em sala de aula de 6º ano do Ensino Fundamental; como objetivos específicos, a) desvelar as percepções da representação do negro que os alunos constroem quando da leitura de contos; b) investigar se há, por parte desses alunos, o questionamento de práticas naturalizadas sobre o negro se há vozes concordantes ou discordantes no que se refere à sua representação por meio da leitura do conto Princesa Violeta , de Veralinda Menezes; c) elaborar e aplicar uma proposta de intervenção a partir dos contos Princesa Violeta e Negrinha , de Monteiro Lobato. Para viabilizar nosso estudo, a metodologia principal empregada foi a qualitativa, com o método de pesquisa-ação (BAUER & GASKELL, 2002; THIOLLENT, 2011), tendo sido aplicada, como arcabouço teórico central, a Análise de Discurso Crítica, proposta por Fairclough (2001). De modo geral, notamos a naturalização muitas vezes velada de práticas que segregam a população negra. Notamos ainda, que o trabalho com contos que tratem de questões étnico-raciais, com o auxílio do arcabouço da ADC, tem muito a contribuir com o questionamento do racismo e do preconceito, com a implementação da lei 10.639/03, bem como com a construção de identidades étnicoraciais mais fortalecidas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)por
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.410por
dc.orcid.putcode81766159-
dc.crossref.doibatchidd6753981-8e41-42fb-9dfa-f52cb5852ff1-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoGeneroConto.pdf3.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.