Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16758
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Letramento literário : a escola como espaço privilegiado para formação de leitores
Autor(es): Souza, Dalma Flávia Barros Guimarães de
Primeiro orientador: Biella, João Carlos
Primeiro membro da banca: Andrade, Maria das Graças Fonseca
Segundo membro da banca: Melo, Carlos Augusto de
Resumo: Esta pesquisa se concentra na área de linguagens e letramentos e está em consonância com os preceitos do letramento literário. A proposta intitulada Letramento literário: a escola como espaço privilegiado para formação de leitores tem por objetivo geral formar, fortalecer e ampliar a educação literária no ensino fundamental II, transformando a escola em uma comunidade de leitores, que transcenda seus muros e desenvolva, no aluno, habilidades de leitura do mundo e de si próprio. Para tanto, elaboramos e aplicamos duas propostas didáticas (sequência básica e círculo de leitura) para a leitura dos livros literários: 6 vezes Lucas e O abraço , de Lygia Bojunga, em uma turma de 8º ano do Ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual, na cidade de Rio Verde, Goiás. Para alcançar os objetivos propostos fizemos, a priori, um estudo bibliográfico para nos embasarmos teoricamente e construirmos três capítulos de cunho teórico. Utilizamos, também, outro capítulo para explicarmos algumas escolhas pertinentes a nossa pesquisa. Assim, nossa pesquisa possui caráter etnográfico, embasado, metodologicamente, na perspectiva da pesquisa-ação, utilizando como instrumentos de coleta de dados: diagnóstico inicial, exercícios da sequência básica elaborados para a obra literária 6 vezes Lucas , fichas de função, fichas de leitura para registros do círculo de leitura da obra literária O abraço , rodas de conversa; diagnóstico final e registros pessoais da professora/pesquisadora. A partir dos dados coletados, redigimos nosso capítulo de análise desse material, com ênfase na recepção dos alunos em relação às atividades por nós elaboradas e mediadas, com vistas a promover o resgate da literatura em sala de aula. Dessa forma, dentro dos limites desta pesquisa, podemos afirmar que cada atividade proposta na sequência básica e no círculo de leitura contribuiu para direcionar o professor ao processo de letramento literário, incentivar leituras de qualidade estética, identificar duas metodologias que priorizam a leitura literária e a interação texto-leitor e formar uma comunidade de leitores por meio da escolarização adequada da literatura.
Abstract: This research focuses in the area of languages and literacy and is in line with the precepts of the literary literacy. The proposal named \"literary Literacy: the school as a privileged space for the formation of readers\" aims to strengthen and expand the General form the literary education in the elementary school, transforming the school into a community of readers, that transcends its walls and develop in the student reading skills of the world and of himself. To this end, we draw up and apply two didactic proposals (basic sequence and reading circle) to the reading of literary books: \"6 times Lucas\" and \"the hug\", Lygia Bojunga Nunes, in a class of eighth grade of elementary school of the public school, in the town of Rio Verde, Goiás. To achieve the proposed objectives, we made, a priori, a bibliographical study to theoretically and build three theoretical chapters. We use, too, another chapter to explain some choices relevant to our research. Thus, our research has ethnographic character based, methodologically, from the perspective of action research, using as instruments of data collection: initial diagnosis, exercises of basic sequence for the literary work \"6 times Lucas\", tokens, chips to read records from the circle of literary reading \"the hug\", wheels of conversation; final diagnosis and personal records of teacher/researcher. From the data collected, we have written our chapter the material analysis, with emphasis on the reception of students in relation to activities we prepared and mediated, in order to promote the recovery of literature in the classroom. Thus, within the limits of this research, we can say that each proposed activity on basic sequence and in the reading circle contributed to drive the process of literary literacy teacher, encouraging readings of aesthetic quality, identify two methodologies to prioritize reading and literary textreader interaction and form a community of readers by means of adequate schooling literature.
Palavras-chave: Letramento literário
Comunidade de leitores
Sequência básica
Círculo de leitura
Literary Literacy
Community of readers
Basic sequence
Reading circle
Linguística
Literatura (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Leitores - Formação e desenvolvimento
Livros e leitura
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Linguística, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Referência: SOUZA, Dalma Flávia Barros Guimarães de. Letramento literário : a escola como espaço privilegiado para formação de leitores. 2015. 133 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.373
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.373
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16758
Data de defesa: 5-Ago-2015
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LetramentoLiterarioEscola.pdf1.51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.