Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16758
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Letramento literário : a escola como espaço privilegiado para formação de leitores
metadata.dc.creator: Souza, Dalma Flávia Barros Guimarães de
metadata.dc.contributor.advisor1: Biella, João Carlos
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Maria das Graças Fonseca
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Carlos Augusto de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa se concentra na área de linguagens e letramentos e está em consonância com os preceitos do letramento literário. A proposta intitulada Letramento literário: a escola como espaço privilegiado para formação de leitores tem por objetivo geral formar, fortalecer e ampliar a educação literária no ensino fundamental II, transformando a escola em uma comunidade de leitores, que transcenda seus muros e desenvolva, no aluno, habilidades de leitura do mundo e de si próprio. Para tanto, elaboramos e aplicamos duas propostas didáticas (sequência básica e círculo de leitura) para a leitura dos livros literários: 6 vezes Lucas e O abraço , de Lygia Bojunga, em uma turma de 8º ano do Ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual, na cidade de Rio Verde, Goiás. Para alcançar os objetivos propostos fizemos, a priori, um estudo bibliográfico para nos embasarmos teoricamente e construirmos três capítulos de cunho teórico. Utilizamos, também, outro capítulo para explicarmos algumas escolhas pertinentes a nossa pesquisa. Assim, nossa pesquisa possui caráter etnográfico, embasado, metodologicamente, na perspectiva da pesquisa-ação, utilizando como instrumentos de coleta de dados: diagnóstico inicial, exercícios da sequência básica elaborados para a obra literária 6 vezes Lucas , fichas de função, fichas de leitura para registros do círculo de leitura da obra literária O abraço , rodas de conversa; diagnóstico final e registros pessoais da professora/pesquisadora. A partir dos dados coletados, redigimos nosso capítulo de análise desse material, com ênfase na recepção dos alunos em relação às atividades por nós elaboradas e mediadas, com vistas a promover o resgate da literatura em sala de aula. Dessa forma, dentro dos limites desta pesquisa, podemos afirmar que cada atividade proposta na sequência básica e no círculo de leitura contribuiu para direcionar o professor ao processo de letramento literário, incentivar leituras de qualidade estética, identificar duas metodologias que priorizam a leitura literária e a interação texto-leitor e formar uma comunidade de leitores por meio da escolarização adequada da literatura.
Abstract: This research focuses in the area of languages and literacy and is in line with the precepts of the literary literacy. The proposal named \"literary Literacy: the school as a privileged space for the formation of readers\" aims to strengthen and expand the General form the literary education in the elementary school, transforming the school into a community of readers, that transcends its walls and develop in the student reading skills of the world and of himself. To this end, we draw up and apply two didactic proposals (basic sequence and reading circle) to the reading of literary books: \"6 times Lucas\" and \"the hug\", Lygia Bojunga Nunes, in a class of eighth grade of elementary school of the public school, in the town of Rio Verde, Goiás. To achieve the proposed objectives, we made, a priori, a bibliographical study to theoretically and build three theoretical chapters. We use, too, another chapter to explain some choices relevant to our research. Thus, our research has ethnographic character based, methodologically, from the perspective of action research, using as instruments of data collection: initial diagnosis, exercises of basic sequence for the literary work \"6 times Lucas\", tokens, chips to read records from the circle of literary reading \"the hug\", wheels of conversation; final diagnosis and personal records of teacher/researcher. From the data collected, we have written our chapter the material analysis, with emphasis on the reception of students in relation to activities we prepared and mediated, in order to promote the recovery of literature in the classroom. Thus, within the limits of this research, we can say that each proposed activity on basic sequence and in the reading circle contributed to drive the process of literary literacy teacher, encouraging readings of aesthetic quality, identify two methodologies to prioritize reading and literary textreader interaction and form a community of readers by means of adequate schooling literature.
Keywords: Letramento literário
Comunidade de leitores
Sequência básica
Círculo de leitura
Literary Literacy
Community of readers
Basic sequence
Reading circle
Linguística
Literatura (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Leitores - Formação e desenvolvimento
Livros e leitura
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Citation: SOUZA, Dalma Flávia Barros Guimarães de. Letramento literário : a escola como espaço privilegiado para formação de leitores. 2015. 133 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16758
Issue Date: 5-Aug-2015
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LetramentoLiterarioEscola.pdf1.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.