Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16410
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Cinema e ensino de História: o impacto dos Pcns (1998): novas perspectivas?
Autor(es): Soares, Kamilla da Silva
Primeiro orientador: Pereira, Kênia Maria de Almeida
Primeiro membro da banca: Pachane, Graziela Giusti
Segundo membro da banca: Ramos, Alcides Freire
Resumo: A dissertação apresentada cujo título é Cinema e Ensino de História: O impacto dos Pcn s (1998) novas perspectivas? consiste numa pesquisa focada tanto nas perspectivas de professores em relação às diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) frente às práticas pedagógicas que propõe a incorporação do cinema, como objeto pedagógico e objeto de pesquisa, em sala de aula, como também, nas análises dos livros didáticos e paradidáticos que envolvem o Ensino de História e Cinema. A investigação teve início com o levantamento de leis e propostas educacionais no Brasil, e de que maneira a disciplina História é representada nesse processo. Posto isso, foi feito uma análise sobre livros didáticos e paradidáticos que contemplavam e estimulavam a relação entre Cinema e Ensino de História. A pesquisa desenvolve ainda uma investigação com professores que atuam nas escolas públicas da rede estadual, municipal, federal e da rede particular, com o objetivo de identificar a complexidade e a heterogeneidade dos olhares docentes frente aos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) que incentivam o diálogo entre Ensino de História nos diversos espaços escolares.
Abstract: The paper presented entitled "Film and the Teaching of History: The impact of the NCP's (1998) - new perspectives?" Is a focused research both in the perspectives of teachers in relation to the guidelines of the National Curriculum Parameters (1998) face of pedagogical practices that proposes the incorporation of cinema as an object and the object of educational research in the classroom, but also in the analysis of textbooks and readersbooks involving the Teaching of History and Film. The investigation began with the lifting of laws and educational proposals in Brazil, and how the discipline history is represented in this process. That said, he was made an analysis of textbooks and readerstbooks that included and encouraged the relationship between cinema and the Teaching of History. The research also develops a research with teachers who work in the public schools of the state, municipal, federal and private institutions, in order to identify the complexity and heterogeneity of the faculty looks forward to the Parameters National Curriculum (1998) to encourage dialogue between History Teaching in the several school spaces.
Palavras-chave: História - Estudo e ensino
Cinema na educação
Ensino - Meios auxiliares
Cinema
História
Ensino
Pcn s
Film
History
Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Referência: SOARES, Kamilla da Silva. Cinema e ensino de História: o impacto dos Pcns (1998): novas perspectivas?. 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.140
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.140
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16410
Data de defesa: 29-Fev-2012
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CinemaEnsinoHistoria.pdf516.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.