Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16410
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Cinema e ensino de História: o impacto dos Pcns (1998): novas perspectivas?
Autor: Soares, Kamilla da Silva
Primer orientador: Pereira, Kênia Maria de Almeida
Primer miembro de la banca: Pachane, Graziela Giusti
Segundo miembro de la banca: Ramos, Alcides Freire
Resumen: A dissertação apresentada cujo título é Cinema e Ensino de História: O impacto dos Pcn s (1998) novas perspectivas? consiste numa pesquisa focada tanto nas perspectivas de professores em relação às diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) frente às práticas pedagógicas que propõe a incorporação do cinema, como objeto pedagógico e objeto de pesquisa, em sala de aula, como também, nas análises dos livros didáticos e paradidáticos que envolvem o Ensino de História e Cinema. A investigação teve início com o levantamento de leis e propostas educacionais no Brasil, e de que maneira a disciplina História é representada nesse processo. Posto isso, foi feito uma análise sobre livros didáticos e paradidáticos que contemplavam e estimulavam a relação entre Cinema e Ensino de História. A pesquisa desenvolve ainda uma investigação com professores que atuam nas escolas públicas da rede estadual, municipal, federal e da rede particular, com o objetivo de identificar a complexidade e a heterogeneidade dos olhares docentes frente aos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) que incentivam o diálogo entre Ensino de História nos diversos espaços escolares.
Abstract: The paper presented entitled "Film and the Teaching of History: The impact of the NCP's (1998) - new perspectives?" Is a focused research both in the perspectives of teachers in relation to the guidelines of the National Curriculum Parameters (1998) face of pedagogical practices that proposes the incorporation of cinema as an object and the object of educational research in the classroom, but also in the analysis of textbooks and readersbooks involving the Teaching of History and Film. The investigation began with the lifting of laws and educational proposals in Brazil, and how the discipline history is represented in this process. That said, he was made an analysis of textbooks and readerstbooks that included and encouraged the relationship between cinema and the Teaching of History. The research also develops a research with teachers who work in the public schools of the state, municipal, federal and private institutions, in order to identify the complexity and heterogeneity of the faculty looks forward to the Parameters National Curriculum (1998) to encourage dialogue between History Teaching in the several school spaces.
Palabras clave: História - Estudo e ensino
Cinema na educação
Ensino - Meios auxiliares
Cinema
História
Ensino
Pcn s
Film
History
Education
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Cita: SOARES, Kamilla da Silva. Cinema e ensino de História: o impacto dos Pcns (1998): novas perspectivas?. 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.140
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.140
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16410
Fecha de defensa: 29-feb-2012
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CinemaEnsinoHistoria.pdf516.98 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.