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dc.creatorSoares, Kamilla da Silva-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:45:52Z-
dc.date.available2012-04-04-
dc.date.available2016-06-22T18:45:52Z-
dc.date.issued2012-02-29-
dc.identifier.citationSOARES, Kamilla da Silva. Cinema e ensino de História: o impacto dos Pcns (1998): novas perspectivas?. 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.140por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16410-
dc.description.abstractThe paper presented entitled "Film and the Teaching of History: The impact of the NCP's (1998) - new perspectives?" Is a focused research both in the perspectives of teachers in relation to the guidelines of the National Curriculum Parameters (1998) face of pedagogical practices that proposes the incorporation of cinema as an object and the object of educational research in the classroom, but also in the analysis of textbooks and readersbooks involving the Teaching of History and Film. The investigation began with the lifting of laws and educational proposals in Brazil, and how the discipline history is represented in this process. That said, he was made an analysis of textbooks and readerstbooks that included and encouraged the relationship between cinema and the Teaching of History. The research also develops a research with teachers who work in the public schools of the state, municipal, federal and private institutions, in order to identify the complexity and heterogeneity of the faculty looks forward to the Parameters National Curriculum (1998) to encourage dialogue between History Teaching in the several school spaces.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopor
dc.subjectCinema na educaçãopor
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectPcn spor
dc.subjectFilmeng
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleCinema e ensino de História: o impacto dos Pcns (1998): novas perspectivas?por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pereira, Kênia Maria de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727342A7por
dc.contributor.referee1Pachane, Graziela Giusti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763113U6por
dc.contributor.referee2Ramos, Alcides Freire-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4168296J8por
dc.description.degreenameMestre em Históriapor
dc.description.resumoA dissertação apresentada cujo título é Cinema e Ensino de História: O impacto dos Pcn s (1998) novas perspectivas? consiste numa pesquisa focada tanto nas perspectivas de professores em relação às diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) frente às práticas pedagógicas que propõe a incorporação do cinema, como objeto pedagógico e objeto de pesquisa, em sala de aula, como também, nas análises dos livros didáticos e paradidáticos que envolvem o Ensino de História e Cinema. A investigação teve início com o levantamento de leis e propostas educacionais no Brasil, e de que maneira a disciplina História é representada nesse processo. Posto isso, foi feito uma análise sobre livros didáticos e paradidáticos que contemplavam e estimulavam a relação entre Cinema e Ensino de História. A pesquisa desenvolve ainda uma investigação com professores que atuam nas escolas públicas da rede estadual, municipal, federal e da rede particular, com o objetivo de identificar a complexidade e a heterogeneidade dos olhares docentes frente aos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) que incentivam o diálogo entre Ensino de História nos diversos espaços escolares.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.140-
dc.orcid.putcode81764866-
dc.crossref.doibatchidb8d00e40-b24e-41bb-91d8-9af1e3c908fc-
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