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Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Zé Ninguém : trajetória de um comunista no interior de São Paulo (1915/1985)
Título(s) alternativo(s): John Doe: trajectories of a communist in São Paulo s hinterland (1915/1985)
Autor(es): Silva, Elias Coimbra da
Primeiro orientador: Bosi, Antônio de Pádua
Primeiro membro da banca: Paula, Dilma Andrade de
Segundo membro da banca: Morais, Sérgio Paulo
Terceiro membro da banca: Moreira, Vagner Jose
Quarto membro da banca: Sena Júnior, Carlos Zacarias Figueirôa de
Resumo: Esta tese, resultado da pesquisa que conduzimos nos últimos quatro anos, busca compreender o significado de ser um comunista, num espaço periférico de um país terceiro-mundista, a partir daquilo que um sujeito específico viveu e pensou. Trata-se do artista plástico José Coimbra Sobrinho, nascido na zona rural, migrante por imposição e militante comunista por devoção. Homem pobre que, pelas circunstâncias, tornou-se servente numa escola pública e, assim, dedicou-se a fazer política, pintar telas com tinta óleo e a pensar o mundo, mundo o qual experimentou não sem algum desencanto. Nesse sentido, Experiência, Resistência, Economia Moral são alguns conceitos basilares que, junto da Microanálise,sustentarão nossa linha de raciocínio. Portanto, queremos propor que a utilização do Comunismo por esse protagonista e as peculiaridades que dela resultam, nos oferecerem uma releitura da própria teoria comunista, junto da possibilidade de encontrarmos modos de ação heterodoxos, tais quais a arte e até mesmo a vida em si, dos militantes.
Abstract: This thesis which is the result of research conducted over the past four years seeks to understand the meaning of being a communist in a peripheral space of a Third World country, from what a particular agent lived and thought. We refer to the artist José Coimbra Sobrinho who born in rural zone, was migrant by imposition and communist militant for devotion. Poor man, which due circumstances became servitor in a public school and thus devoted himself to politics, painting canvases by oil paint and thinking the world, the world which he experienced not without some disenchantment. Thus, Experience, Resistance, Moral Economy are some basic concepts which together to the Microanalysis sustain our line of reasoning. Therefore, we intend to propose that the use of Communism by this protagonist and the peculiarities that result from it, offers us a reinterpretation of the same communist theory with the possibility of finding unorthodox modes of agency such as the art and even the very life of the militants.
Palavras-chave: Resistência
Comunismo fantástico
Família
Trabalhador
Primitivismo
Resistance
Magical communism
Family
Laborer
Primitivism
História social
Trabalhadores - Aspectos políticos
Comunismo - Brasil - História
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Referência: SILVA, Elias Coimbra da. John Doe: trajectories of a communist in São Paulo s hinterland (1915/1985). 2015. 237 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2015.118.
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2015.118
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16337
Data de defesa: 17-Set-2015
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