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metadata.dc.type: Tese
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A imprensa cantada de Tom Zé: entre o tropicalismo e uma linha evolutiva na MPB (1964-1999)
metadata.dc.creator: Nery, Emília Saraiva
metadata.dc.contributor.advisor1: Ramos, Alcides Freire
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, Rosangela Patriota
metadata.dc.contributor.referee2: Nunes, Leandro José
metadata.dc.contributor.referee3: Furtado, João Pinto
metadata.dc.contributor.referee4: Queiroz, Teresinha de Jesus Mesquita
metadata.dc.description.resumo: Trata-se de um estudo sobre as tensões e legitimações conceituais, políticas e estéticas no campo da música brasileira, feito a partir de 36 letras de cantigas-reportagens do cancionista-repórter baiano Tom Zé (1936). As suas cantigas constituem as principais fontes do trabalho e foram analisadas, tendo em vista, principalmente, as noções de linha evolutiva na Música Popular Brasileira e Tropicalismo . A tese mostra a objetivação histórica da referida linha, a partir de uma situação dos debates sobre o estado da MPB nos meados da década de 1960, objetivação histórica esta que, desde então, passou a ser um significativo parâmetro para se pensar e organizar a história da nossa música numa historiografia da MPB. Neste quadro, a arte de Tom Zé e de seus parceiros é apresentada como um discurso conflituoso que reage e almeja a sua inserção numa linha evolutiva da MPB e numa herança musical tropicalista. O estudo, a pretexto do debate referido, também reflete sobre a maneira singular como Tom Zé explica e ressignifica as supostas origens do movimento tropicalista e certos mitos elaborados em torno do mesmo. Para descortinar o processo histórico no qual ele está inserido, percorrem-se momentos emblemáticos da sua trajetória musical, tais como: formação, (des) encontros com os colegas tropicalistas e ostracismo musical e redescoberta via Estados Unidos. Em seguida, abordam-se as especificidades temáticas das cantigas tomzénianas, tais como: música, sertões, cidades e política, como também destacam-se as singularidades sonoras das mesmas, como os traços experimentalistas provenientes do diálogo do cancionista com a vanguarda musical da segunda metade do século XX. Por fim, apresenta-se um ensaio de uma nova historiografia da Música Popular Brasileira, a partir das críticas à memória construída em torno da existência do Tropicalismo e da exclusão da música de protesto do cenário musical brasileiro.
Abstract: It is about a study concerning the conceptual, political, aesthetic tensions and legitimations in the field of Brazilian music done from thirty-six ditties-reportages of the songwriter-reporter Tom Zé (1936). His ditties constitute the main sources of the work and they were analyzed considering, principally, the notions of evolutionary line in Brazilian, Popular Music and Tropicalism . The thesis shows the historical objectivation of the referred line, from a situation of the debates concerning the state of BPM (or, in Portuguese, MPB) in the middles of the 1960 s decade which, such historical objectivation, ever since, became a significant parameter to think and organize the history of our music in a BPM historiography. In this context, the art of Tom Zé and his partners is presented like being a quarrelsome speech which reacts and aims its insertion into an evolutionary line of BPM and into a tropicalist musical heritage. The study, in pretext of the referred debate, also reflects about the singular manner how Tom Zé explains and resignifies the supposed origins of the tropicalist movement and certain myths around this one. In order to unveil the historical process in which he is inserted, some emblematic moments of his musical trajectory are coursed, such as: formation, (dis)agreements between himself and his tropicalist colleagues, musical ostracisms and rediscovery via United States. Then, thematic specificities of tomzénian ditties are approached, such as: music, backwoods, cities and politics, as long as their sonorous singularities are detached, as the experimentalist traces from the dialogue between the songwriter and musical vanguard of the second half of the twentieth century. By the end, an essay of a new historiography of the Brazilian, Popular Music is showed from the critics to the memory constructed around the existence of the Tropicalism and the exclusion of the protest music in the Brazilian musical scenario.
Keywords: História do Brasil
Música
Tom Zé
Brazilian history
Music
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em História
Citation: NERY, Emília Saraiva. A imprensa cantada de Tom Zé: entre o tropicalismo e uma linha evolutiva na MPB (1964-1999). 2014. 274 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16317
Issue Date: 28-Jul-2014
Appears in Collections:TESE - História

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