Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16298
Tipo do documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Brecht, nosso contemporâneo? O engajamento como prática intelectual e como opção artística da Companhia do Latão |
Autor(es): | Costa, Rodrigo de Freitas |
Primeiro orientador: | Ramos, Rosangela Patriota |
Primeiro membro da banca: | Ramos, Alcides Freire |
Segundo membro da banca: | Voigt, André Fabiano |
Terceiro membro da banca: | Mate, Alexandre Luiz |
Quarto membro da banca: | Capel, Heloisa Selma Fernandes |
Resumo: | Esta tese tem por objetivo discutir os aspectos que envolvem a atualidade de Brecht e o engajamento teatral por meio do trabalho desenvolvido pela Companhia do Latão, grupo teatral fundado na cidade de São Paulo em 1996, sob a direção de Sérgio de Carvalho. Para tanto, buscamos compreender em que medida o tema do engajamento passou por variações ao longo do tempo, se tornando elemento importante de reflexões de intelectuais diversos, de acordo com as transformações sociais e políticas ocorridas durante o século XX. Além disso, pensamos essa temática relacionada à produção teatral brasileira dos últimos anos, com o objetivo de perceber como a recepção do teatro engajado de Brecht no Brasil passou por transformações diversas, devido à nossa específica condição histórica. Assim, voltamos nossas análises para o peso de importantes intelectuais brasileiros para se compreender as formulações brechtianas e como tais intelectuais foram lidos e discutidos pela Companhia do Latão. Após esse percurso, tratamos do trabalho desenvolvido pelo grupo teatral paulistano, por meio de análises temáticas de suas peças. O intercâmbio entre produção artística, reflexão sobre as questões políticas e sociais do Brasil dos últimos anos, debate intelectual e resultados formais relacionados às produções das peças do Latão é o foco dessa discussão. No geral, esta tese parte do questionamento da atualidade de Brecht e, claro do teatro engajado, mostrando o seu percurso no Brasil e, assim, evidenciando o espaço que a Companhia do Latão, por realizar seu trabalho pautado pelo teatro épico-dialético, ocupa no cenário teatral brasileiro contemporâneo. |
Abstract: | This thesis has for objective discuss the aspects that involve the present of Bertolt Brecht and the dramatic engagement through the work developed by the Companhia do Latão, dramatic group founded in São Paulo city in 1996, by the direction of Sérgio de Carvalho. So, we try to understand how the engagement theme passed for variation through the time, turning to an important element of different intellectual reflections, according to the social and political transformations occurred during the XX century. Moreover, we think these themes related to the Brazilian dramatic production of the last years, with the objective of notice how the reception of the Brecht s engaged theater in Brazil passed for various transformations, due to our specific historic condition. Then, we return our analysis for the weight of important Brazilian intellectuals to understand the brechtianas formulations and how these intellectuals had been read and discussed for the Companhia do Latão. After this course, we treated about the work developed for the paulistano dramatic group, through the thematic analysis of their plays. The interchange between artistic production, reflection about Brazilian politic and social questions from the last years, intellectual debate and formal results related to the productions of Latão plays is the focus of this discussion. In the general, this thesis starts from the inquiry of Brecht present and, of course the engaged theater, showing its course in Brazil and, so, clearing the space that the Companhia do Latão, for realize its work based by the epic-dialectic theater, takes up in the contemporary Brazilian dramatic scenery. |
Palavras-chave: | História social Brecht, Bertolt, 1898- 1956 Influência (Literária, artística, etc.) Companhia do Latão (Grupo teatral) São Paulo (SP) Teatro brasileiro -História e crítica Bertolt Brecht Companhia do latão Teatro engajado Historicidade Engaged theater Historicity |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História |
Referência: | COSTA, Rodrigo de Freitas. Brecht, nosso contemporâneo? O engajamento como prática intelectual e como opção artística da Companhia do Latão. 2012. 315 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2012.14 |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.te.2012.14 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16298 |
Data de defesa: | 27-Fev-2012 |
Aparece nas coleções: | TESE - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
t.pdf | 7.92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.