Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16298
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Rodrigo de Freitas-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:45:29Z-
dc.date.available2012-04-02-
dc.date.available2016-06-22T18:45:29Z-
dc.date.issued2012-02-27-
dc.identifier.citationCOSTA, Rodrigo de Freitas. Brecht, nosso contemporâneo? O engajamento como prática intelectual e como opção artística da Companhia do Latão. 2012. 315 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2012.14por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16298-
dc.description.abstractThis thesis has for objective discuss the aspects that involve the present of Bertolt Brecht and the dramatic engagement through the work developed by the Companhia do Latão, dramatic group founded in São Paulo city in 1996, by the direction of Sérgio de Carvalho. So, we try to understand how the engagement theme passed for variation through the time, turning to an important element of different intellectual reflections, according to the social and political transformations occurred during the XX century. Moreover, we think these themes related to the Brazilian dramatic production of the last years, with the objective of notice how the reception of the Brecht s engaged theater in Brazil passed for various transformations, due to our specific historic condition. Then, we return our analysis for the weight of important Brazilian intellectuals to understand the brechtianas formulations and how these intellectuals had been read and discussed for the Companhia do Latão. After this course, we treated about the work developed for the paulistano dramatic group, through the thematic analysis of their plays. The interchange between artistic production, reflection about Brazilian politic and social questions from the last years, intellectual debate and formal results related to the productions of Latão plays is the focus of this discussion. In the general, this thesis starts from the inquiry of Brecht present and, of course the engaged theater, showing its course in Brazil and, so, clearing the space that the Companhia do Latão, for realize its work based by the epic-dialectic theater, takes up in the contemporary Brazilian dramatic scenery.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória socialpor
dc.subjectBrecht, Bertolt, 1898- 1956 Influência (Literária, artística, etc.)por
dc.subjectCompanhia do Latão (Grupo teatral) São Paulo (SP)por
dc.subjectTeatro brasileiro -História e críticapor
dc.subjectBertolt Brechtpor
dc.subjectCompanhia do latãopor
dc.subjectTeatro engajadopor
dc.subjectHistoricidadepor
dc.subjectEngaged theatereng
dc.subjectHistoricityeng
dc.titleBrecht, nosso contemporâneo? O engajamento como prática intelectual e como opção artística da Companhia do Latãopor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Ramos, Rosangela Patriota-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4por
dc.contributor.referee1Ramos, Alcides Freire-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4por
dc.contributor.referee2Voigt, André Fabiano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769267E7por
dc.contributor.referee3Mate, Alexandre Luiz-
dc.contributor.referee4Capel, Heloisa Selma Fernandes-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786247Y1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4733305H6por
dc.description.degreenameDoutor em Históriapor
dc.description.resumoEsta tese tem por objetivo discutir os aspectos que envolvem a atualidade de Brecht e o engajamento teatral por meio do trabalho desenvolvido pela Companhia do Latão, grupo teatral fundado na cidade de São Paulo em 1996, sob a direção de Sérgio de Carvalho. Para tanto, buscamos compreender em que medida o tema do engajamento passou por variações ao longo do tempo, se tornando elemento importante de reflexões de intelectuais diversos, de acordo com as transformações sociais e políticas ocorridas durante o século XX. Além disso, pensamos essa temática relacionada à produção teatral brasileira dos últimos anos, com o objetivo de perceber como a recepção do teatro engajado de Brecht no Brasil passou por transformações diversas, devido à nossa específica condição histórica. Assim, voltamos nossas análises para o peso de importantes intelectuais brasileiros para se compreender as formulações brechtianas e como tais intelectuais foram lidos e discutidos pela Companhia do Latão. Após esse percurso, tratamos do trabalho desenvolvido pelo grupo teatral paulistano, por meio de análises temáticas de suas peças. O intercâmbio entre produção artística, reflexão sobre as questões políticas e sociais do Brasil dos últimos anos, debate intelectual e resultados formais relacionados às produções das peças do Latão é o foco dessa discussão. No geral, esta tese parte do questionamento da atualidade de Brecht e, claro do teatro engajado, mostrando o seu percurso no Brasil e, assim, evidenciando o espaço que a Companhia do Latão, por realizar seu trabalho pautado pelo teatro épico-dialético, ocupa no cenário teatral brasileiro contemporâneo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.te.2012.14-
dc.orcid.putcode81764994-
dc.crossref.doibatchide57dd213-9b9a-474e-90c1-98ca5f3b9ac4-
Appears in Collections:TESE - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
t.pdf7.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.