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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16295| Tipo de documento: | Tese |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Allegro Ma Non Troppo: ambiguidades do riso na dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho |
| Autor: | Vieira, Thaís Leão |
| Primer orientador: | Ramos, Rosangela Patriota |
| Primer miembro de la banca: | Capel, Heloisa Selma Fernandes |
| Segundo miembro de la banca: | Ramos, Alcides Freire |
| Tercer miembro de la banca: | Nunes, Leandro José |
| Cuarto miembro de la banca: | Pacheco, Alexandre |
| Resumen: | O objetivo desta tese é abordar o humor enquanto elemento central na obra de Oduvaldo Vianna Filho - Vianinha, por meio da análise das comédias escritas no período anterior ao golpe de 1964 (Bilbao, Via Copacabana -1957, A Mais Valia vai Acabar Seu Edgar 1960, Cia.Amafeu de Brusso - 1961) e no pós-1964 (Dura Lex Sed Lex no Cabelo só Gumex 1967, AllegroDesbundaccio ou se Martins Pena Fosse Vivo -1973). Nesse sentido, o argumento principal é que o estudo de suas obras cômicas nos ajuda a perceber que sob o peso do fracasso e da perplexidade diante do golpe, Vianinha transforma-se num crítico de si mesmo e as personagens alegóricas do pós-golpe expressam o sentimento do contrário, noutras palavras, a percepção de um particular que é o oposto do que se deveria ser. Seus usos do humorismo no pós-golpe desvelaram comportamentos e situações absurdas, muitas vezes derivadas do trágico, de modo a expressar no estilo narrativo um olhar para si mesmo e para o grupo social em que se via inserido no âmbito da sociedade de consumo. |
| Abstract: | The purpose of this thesis is to approach humor as the central element on Oduvaldo Vianna Filho Vianinha s work, through the analysis of the comedies that were written in the period before the blow of 1964 (Bilbao, Via Copacabana -1957, A Mais Valia vai Acabar Seu Edgar 1960, Cia.Amafeu de Brusso - 1961) and in the post-1964 (Dura Lex Sed Lex no Cabelo só Gumex 1967, AllegroDesbundaccio ou se Martins Pena Fosse Vivo -1973). Accordingly, the main argument is that the study of his comic works help us notice that under the weight of failure and perplexity against the blow, Vianinha turns into a critic of himself and the allegoric characters of the post-blow express the feeling of the contrary, in other words, the perception of a private that is the opposite of what it should be. The way he used humor on the post-blow period revealed absurd behaviors and situations, many times derived from the tragic, expressing on the narrative style a look to themselves and to the social group they were inserted in within the consumer society. |
| Palabras clave: | Oduvaldo Vianna Filho Comédia Engajamento Cultura política Comedy Engagement Political culture Vianna Filho, Oduvaldo, 1936-1974 - Crítica e interpretação Diretores e produtores de teatro Humorismo Política e cultura História social |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Sigla de la institución: | UFU |
| Departamento: | Ciências Humanas |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em História |
| Cita: | VIEIRA, Thaís Leão. Allegro Ma Non Troppo: ambiguidades do riso na dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho. 2011. 240 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16295 |
| Fecha de defensa: | 26-ago-2011 |
| Aparece en las colecciones: | TESE - História |
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