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metadata.dc.type: Tese
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Allegro Ma Non Troppo: ambiguidades do riso na dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho
metadata.dc.creator: Vieira, Thaís Leão
metadata.dc.contributor.advisor1: Ramos, Rosangela Patriota
metadata.dc.contributor.referee1: Capel, Heloisa Selma Fernandes
metadata.dc.contributor.referee2: Ramos, Alcides Freire
metadata.dc.contributor.referee3: Nunes, Leandro José
metadata.dc.contributor.referee4: Pacheco, Alexandre
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desta tese é abordar o humor enquanto elemento central na obra de Oduvaldo Vianna Filho - Vianinha, por meio da análise das comédias escritas no período anterior ao golpe de 1964 (Bilbao, Via Copacabana -1957, A Mais Valia vai Acabar Seu Edgar 1960, Cia.Amafeu de Brusso - 1961) e no pós-1964 (Dura Lex Sed Lex no Cabelo só Gumex 1967, AllegroDesbundaccio ou se Martins Pena Fosse Vivo -1973). Nesse sentido, o argumento principal é que o estudo de suas obras cômicas nos ajuda a perceber que sob o peso do fracasso e da perplexidade diante do golpe, Vianinha transforma-se num crítico de si mesmo e as personagens alegóricas do pós-golpe expressam o sentimento do contrário, noutras palavras, a percepção de um particular que é o oposto do que se deveria ser. Seus usos do humorismo no pós-golpe desvelaram comportamentos e situações absurdas, muitas vezes derivadas do trágico, de modo a expressar no estilo narrativo um olhar para si mesmo e para o grupo social em que se via inserido no âmbito da sociedade de consumo.
Abstract: The purpose of this thesis is to approach humor as the central element on Oduvaldo Vianna Filho Vianinha s work, through the analysis of the comedies that were written in the period before the blow of 1964 (Bilbao, Via Copacabana -1957, A Mais Valia vai Acabar Seu Edgar 1960, Cia.Amafeu de Brusso - 1961) and in the post-1964 (Dura Lex Sed Lex no Cabelo só Gumex 1967, AllegroDesbundaccio ou se Martins Pena Fosse Vivo -1973). Accordingly, the main argument is that the study of his comic works help us notice that under the weight of failure and perplexity against the blow, Vianinha turns into a critic of himself and the allegoric characters of the post-blow express the feeling of the contrary, in other words, the perception of a private that is the opposite of what it should be. The way he used humor on the post-blow period revealed absurd behaviors and situations, many times derived from the tragic, expressing on the narrative style a look to themselves and to the social group they were inserted in within the consumer society.
Keywords: Oduvaldo Vianna Filho
Comédia
Engajamento
Cultura política
Comedy
Engagement
Political culture
Vianna Filho, Oduvaldo, 1936-1974 - Crítica e interpretação
Diretores e produtores de teatro
Humorismo
Política e cultura
História social
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em História
Citation: VIEIRA, Thaís Leão. Allegro Ma Non Troppo: ambiguidades do riso na dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho. 2011. 240 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16295
Issue Date: 26-Aug-2011
Appears in Collections:TESE - História

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