Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16295
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Vieira, Thaís Leão | |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:45:29Z | - |
dc.date.available | 2011-10-05 | |
dc.date.available | 2016-06-22T18:45:29Z | - |
dc.date.issued | 2011-08-26 | |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Thaís Leão. Allegro Ma Non Troppo: ambiguidades do riso na dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho. 2011. 240 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16295 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this thesis is to approach humor as the central element on Oduvaldo Vianna Filho Vianinha s work, through the analysis of the comedies that were written in the period before the blow of 1964 (Bilbao, Via Copacabana -1957, A Mais Valia vai Acabar Seu Edgar 1960, Cia.Amafeu de Brusso - 1961) and in the post-1964 (Dura Lex Sed Lex no Cabelo só Gumex 1967, AllegroDesbundaccio ou se Martins Pena Fosse Vivo -1973). Accordingly, the main argument is that the study of his comic works help us notice that under the weight of failure and perplexity against the blow, Vianinha turns into a critic of himself and the allegoric characters of the post-blow express the feeling of the contrary, in other words, the perception of a private that is the opposite of what it should be. The way he used humor on the post-blow period revealed absurd behaviors and situations, many times derived from the tragic, expressing on the narrative style a look to themselves and to the social group they were inserted in within the consumer society. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Oduvaldo Vianna Filho | por |
dc.subject | Comédia | por |
dc.subject | Engajamento | por |
dc.subject | Cultura política | por |
dc.subject | Comedy | eng |
dc.subject | Engagement | eng |
dc.subject | Political culture | eng |
dc.subject | Vianna Filho, Oduvaldo, 1936-1974 - Crítica e interpretação | por |
dc.subject | Diretores e produtores de teatro | por |
dc.subject | Humorismo | por |
dc.subject | Política e cultura | por |
dc.subject | História social | por |
dc.title | Allegro Ma Non Troppo: ambiguidades do riso na dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho | por |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Rosangela Patriota | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4 | por |
dc.contributor.referee1 | Capel, Heloisa Selma Fernandes | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786247Y1 | por |
dc.contributor.referee2 | Ramos, Alcides Freire | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4 | por |
dc.contributor.referee3 | Nunes, Leandro José | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4228873A8 | por |
dc.contributor.referee4 | Pacheco, Alexandre | |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702256A1 | por |
dc.description.degreename | Doutor em História | por |
dc.description.resumo | O objetivo desta tese é abordar o humor enquanto elemento central na obra de Oduvaldo Vianna Filho - Vianinha, por meio da análise das comédias escritas no período anterior ao golpe de 1964 (Bilbao, Via Copacabana -1957, A Mais Valia vai Acabar Seu Edgar 1960, Cia.Amafeu de Brusso - 1961) e no pós-1964 (Dura Lex Sed Lex no Cabelo só Gumex 1967, AllegroDesbundaccio ou se Martins Pena Fosse Vivo -1973). Nesse sentido, o argumento principal é que o estudo de suas obras cômicas nos ajuda a perceber que sob o peso do fracasso e da perplexidade diante do golpe, Vianinha transforma-se num crítico de si mesmo e as personagens alegóricas do pós-golpe expressam o sentimento do contrário, noutras palavras, a percepção de um particular que é o oposto do que se deveria ser. Seus usos do humorismo no pós-golpe desvelaram comportamentos e situações absurdas, muitas vezes derivadas do trágico, de modo a expressar no estilo narrativo um olhar para si mesmo e para o grupo social em que se via inserido no âmbito da sociedade de consumo. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em História | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81764952 | - |
Appears in Collections: | TESE - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Diss Thais.pdf | 5.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.