Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16295
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVieira, Thaís Leão
dc.date.accessioned2016-06-22T18:45:29Z-
dc.date.available2011-10-05
dc.date.available2016-06-22T18:45:29Z-
dc.date.issued2011-08-26
dc.identifier.citationVIEIRA, Thaís Leão. Allegro Ma Non Troppo: ambiguidades do riso na dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho. 2011. 240 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16295-
dc.description.abstractThe purpose of this thesis is to approach humor as the central element on Oduvaldo Vianna Filho Vianinha s work, through the analysis of the comedies that were written in the period before the blow of 1964 (Bilbao, Via Copacabana -1957, A Mais Valia vai Acabar Seu Edgar 1960, Cia.Amafeu de Brusso - 1961) and in the post-1964 (Dura Lex Sed Lex no Cabelo só Gumex 1967, AllegroDesbundaccio ou se Martins Pena Fosse Vivo -1973). Accordingly, the main argument is that the study of his comic works help us notice that under the weight of failure and perplexity against the blow, Vianinha turns into a critic of himself and the allegoric characters of the post-blow express the feeling of the contrary, in other words, the perception of a private that is the opposite of what it should be. The way he used humor on the post-blow period revealed absurd behaviors and situations, many times derived from the tragic, expressing on the narrative style a look to themselves and to the social group they were inserted in within the consumer society.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOduvaldo Vianna Filhopor
dc.subjectComédiapor
dc.subjectEngajamentopor
dc.subjectCultura políticapor
dc.subjectComedyeng
dc.subjectEngagementeng
dc.subjectPolitical cultureeng
dc.subjectVianna Filho, Oduvaldo, 1936-1974 - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectDiretores e produtores de teatropor
dc.subjectHumorismopor
dc.subjectPolítica e culturapor
dc.subjectHistória socialpor
dc.titleAllegro Ma Non Troppo: ambiguidades do riso na dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filhopor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Ramos, Rosangela Patriota
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4por
dc.contributor.referee1Capel, Heloisa Selma Fernandes
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786247Y1por
dc.contributor.referee2Ramos, Alcides Freire
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4por
dc.contributor.referee3Nunes, Leandro José
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4228873A8por
dc.contributor.referee4Pacheco, Alexandre
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702256A1por
dc.description.degreenameDoutor em Históriapor
dc.description.resumoO objetivo desta tese é abordar o humor enquanto elemento central na obra de Oduvaldo Vianna Filho - Vianinha, por meio da análise das comédias escritas no período anterior ao golpe de 1964 (Bilbao, Via Copacabana -1957, A Mais Valia vai Acabar Seu Edgar 1960, Cia.Amafeu de Brusso - 1961) e no pós-1964 (Dura Lex Sed Lex no Cabelo só Gumex 1967, AllegroDesbundaccio ou se Martins Pena Fosse Vivo -1973). Nesse sentido, o argumento principal é que o estudo de suas obras cômicas nos ajuda a perceber que sob o peso do fracasso e da perplexidade diante do golpe, Vianinha transforma-se num crítico de si mesmo e as personagens alegóricas do pós-golpe expressam o sentimento do contrário, noutras palavras, a percepção de um particular que é o oposto do que se deveria ser. Seus usos do humorismo no pós-golpe desvelaram comportamentos e situações absurdas, muitas vezes derivadas do trágico, de modo a expressar no estilo narrativo um olhar para si mesmo e para o grupo social em que se via inserido no âmbito da sociedade de consumo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81764952-
Appears in Collections:TESE - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diss Thais.pdf5.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.