Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16189
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: O ensino de geografia na educação infantil para crianças com deficiência
Author: Gomes, Adrienne Galvão Silveira
First Advisor: Sampaio, Adriany de Ávila Melo
First member of the Committee: Rosa, Odelfa
Second member of the Committee: Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de
Summary: O estudo faz uma abordagem sobre como vem sendo realizado a construção do conhecimento geográfico com as crianças com deficiência de zero a cinco anos. A motivação para realização desse trabalho foi por se acreditar na importância da abordagem da Geografia na Educação Infantil. O trabalho com crianças inclusivas nas escolas regulares se apresenta ainda bastante prematuro e sinaliza para necessidade de pesquisa, estudo e contribuições. Diante das experiências vividas como professora de Educação Infantil e da diversidade de formas de trabalho encontradas, pode-se perceber o quanto é importante a formação do professor, bem como a capacitação e envolvimento com novas propostas. Para conhecer melhor o processo de chegada e o trabalho desenvolvido com crianças com deficiência, quais as demandas e possíveis anseios dos profissionais, foi realizado estágio em duas escolas municipais de Uberlândia onde foi possível perceber que houve evolução ao se conceber as Instituições de atendimento às crianças não apenas como espaço onde seriam cuidadas e teriam brincadeiras livres, pois há compreensão de que são espaço de aprender, de estímulos, de um trabalho planejado, direcionado e avaliado, porém a Inclusão ainda acontece de forma ineficiente, há muito o que se aprender. É no sentido de se buscar novos conhecimentos que se busca avançar.
Abstract: The study touches the matter of how the construction of geographical knowledge with handicapped children between the ages of zero to five works. The motivation to make this work was due to believing the great importance of approaching Geography in Children s Education. This work with included children in regular schools presents itself very premature and signals the need to research, study and contribute more. Through my own experience as an Elementary School teacher and seeing the diverse ways of working which I found, it s perceivable how important is the teacher s formation, as well as the capacity and involvement with new approaches. To know a little better the initiation process and the work developed with handicapped children, and what are the demands and the possible professional goals, we developed an internship in two municipal schools of Uberlandia where we could perceive that there has been an evolution when analyzing the Institutions that attend the children not only with providing space where they will be taken care of and can play freely, because we also perceived the understanding that it s a learning and stimulating space, of planned, directed and evaluated work. However, the Inclusion still happens in an ineffective way, leaving a lot of space to improve. It is in this sense of seeking new knowledge that we seek to advance.
Keywords: Educação Infantil
Inclusão
Ensino de Geografia
Children s education
Inclusion
Teaching Geography
Educação de crianças
Geografia - Estudo e ensino
Inclusão em educação
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Geografia
Quote: GOMES, Adrienne Galvão Silveira. O ensino de geografia na educação infantil para crianças com deficiência. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.297
Document identifier: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.297
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16189
Date of defense: 30-Apr-2014
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoGeografiaEducacao.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.