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dc.creatorGomes, Adrienne Galvão Silveira-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:45:02Z-
dc.date.available2014-07-23-
dc.date.available2016-06-22T18:45:02Z-
dc.date.issued2014-04-30-
dc.identifier.citationGOMES, Adrienne Galvão Silveira. O ensino de geografia na educação infantil para crianças com deficiência. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.297por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16189-
dc.description.abstractThe study touches the matter of how the construction of geographical knowledge with handicapped children between the ages of zero to five works. The motivation to make this work was due to believing the great importance of approaching Geography in Children s Education. This work with included children in regular schools presents itself very premature and signals the need to research, study and contribute more. Through my own experience as an Elementary School teacher and seeing the diverse ways of working which I found, it s perceivable how important is the teacher s formation, as well as the capacity and involvement with new approaches. To know a little better the initiation process and the work developed with handicapped children, and what are the demands and the possible professional goals, we developed an internship in two municipal schools of Uberlandia where we could perceive that there has been an evolution when analyzing the Institutions that attend the children not only with providing space where they will be taken care of and can play freely, because we also perceived the understanding that it s a learning and stimulating space, of planned, directed and evaluated work. However, the Inclusion still happens in an ineffective way, leaving a lot of space to improve. It is in this sense of seeking new knowledge that we seek to advance.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEnsino de Geografiapor
dc.subjectChildren s educationeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectTeaching Geographyeng
dc.subjectEducação de criançaspor
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopor
dc.subjectInclusão em educaçãopor
dc.titleO ensino de geografia na educação infantil para crianças com deficiênciapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sampaio, Adriany de Ávila Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767724Y4por
dc.contributor.referee1Rosa, Odelfa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771216A4por
dc.contributor.referee2Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791237Y2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4459752Z8por
dc.description.degreenameMestre em Geografiapor
dc.description.resumoO estudo faz uma abordagem sobre como vem sendo realizado a construção do conhecimento geográfico com as crianças com deficiência de zero a cinco anos. A motivação para realização desse trabalho foi por se acreditar na importância da abordagem da Geografia na Educação Infantil. O trabalho com crianças inclusivas nas escolas regulares se apresenta ainda bastante prematuro e sinaliza para necessidade de pesquisa, estudo e contribuições. Diante das experiências vividas como professora de Educação Infantil e da diversidade de formas de trabalho encontradas, pode-se perceber o quanto é importante a formação do professor, bem como a capacitação e envolvimento com novas propostas. Para conhecer melhor o processo de chegada e o trabalho desenvolvido com crianças com deficiência, quais as demandas e possíveis anseios dos profissionais, foi realizado estágio em duas escolas municipais de Uberlândia onde foi possível perceber que houve evolução ao se conceber as Instituições de atendimento às crianças não apenas como espaço onde seriam cuidadas e teriam brincadeiras livres, pois há compreensão de que são espaço de aprender, de estímulos, de um trabalho planejado, direcionado e avaliado, porém a Inclusão ainda acontece de forma ineficiente, há muito o que se aprender. É no sentido de se buscar novos conhecimentos que se busca avançar.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.297por
dc.orcid.putcode81763867-
dc.crossref.doibatchid6bda9598-e242-43c6-81dc-5768926013e9-
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