Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16158
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Educação ambiental com o auxílio de animais taxidermizados do bioma cerrado: formação continuada de professores que trabalham com pessoas cegas e de baixa visão
Author: Rocha, Eduardo Venâncio
First Advisor: Sampaio, Adriany de Ávila Melo
First member of the Committee: Candeiro, Carlos Roberto dos Anjos
Second member of the Committee: Rocha, Genylton Odilon Rêgo
Summary: Esta pesquisa foi realizada no Instituto de Cegos de Brasil Central (ICBC), na cidade de Uberaba e teve como objetivo demonstrar o uso de animais taxidermizados do Bioma Cerrado pelos docentes que trabalham com as pessoas cegas e de baixa visão como uma alternativa viável para a Educação Ambiental. Para corroborar se esta ferramenta didática era eficaz, foi ofertado um curso de extensão de 44 horas/aula, intitulado Questões ambientais: da teoria à prática para a formação continuada, com o fito de sensibilizar os docentes do ICBC sobre a importância da preservação do Meio Ambiente e também para fazer a coleta de dados que comprovassem a eficiência do objetivo proposto. Foi adotada a metodologia qualitativa e a coleta de dados feita com aplicação de questionários aos docentes participantes, sendo um no início da pesquisa e outro no final. A investigação confirmaria se a utilização de animais taxidermizados do Bioma Cerrado como recurso didático para a Educação Ambiental para pessoas com deficiência visual. Posteriormente foi disponibilizado um acervo de animais taxidermizados ao ICBC para que os docentes pudessem utilizar em suas aulas, nos demais espaços educativos e para a formação continuada. O uso dos animais taxidermizados contribui de forma efetiva para o aprendizado da Educação Ambiental, pois, ao tatear os animais, as pessoas com deficiência visual puderam senti-los em escala real, com todas as suas características anatômicas, como a dentição e pelagem.
Abstract: This research was conducted at Instituto de Cegos de Brasil Central (ICBC), in Uberaba city and demonstrated the use of stuffed Cerrado biome animals by teachers who work with blind and low vision as a viable alternative to Environmental Education. To corroborate whether this was effective teaching tool, was offered an extension course of 44 hours, entitled \"Environmental issues: from theory to practice\" for continuing education, raising awareness among teachers of ICBC on the importance of preserving Environment and also to collect data that proves the efficiency of the proposed goal. We adopted a qualitative methodology and data collection done with questionnaires to participating teachers, one at baseline and another at the end. Research confirms that the use of stuffed animals from the Cerrado biome as a teaching resource for Environmental Education for people with visual impairments. Later this course was offered a collection of stuffed animals to the ICBC that teachers could use in their classrooms, and in other educational spaces for continuing education. The use of stuffed animals contributes effectively to the learning of Environmental Education, therefore, to grope animals, people with visual impairment could feel them in scale with all its anatomical characteristics, such as teeth and coat.
Keywords: Recurso didático
Curso de extensão
Fauna do bioma cerrado
Legislação ambiental
Resource didactic
Extension course
Fauna of the cerrado biome
Environmental legislation
Legislação ambiental
Fauna dos cerrados
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Geografia
Quote: ROCHA, Eduardo Venâncio. Educação ambiental com o auxílio de animais taxidermizados do bioma cerrado: formação continuada de professores que trabalham com pessoas cegas e de baixa visão. 2012. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.403
Document identifier: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.403
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16158
Date of defense: 20-Dec-2012
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçãoAmbientalAuxílio.pdf3.81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.