Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16145
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Base conceitual e metodológica do Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT): uma leitura geográfica
Autor(es): Arantes, Thiago Gervásio Figueira
Primeiro orientador: Ferreira, William Rodrigues
Primeiro membro da banca: Soares, Beatriz Ribeiro
Segundo membro da banca: Lessa, Simone Narciso
Resumo: Este trabalho aborda as questões de ordenamento territorial, configuração regional e organização espacial presentes na base conceitual e metodológica do PNLT (Plano Nacional de Logística e Transportes), avaliando, pela ótica da ciência geográfica, as capacidades de leitura e intervenção na organização espacial dos sistemas de transportes a partir de seus instrumentos de planejamento. Para tal, procuramos revisar o arcabouço teórico-conceitual da Geografia para definição de seus meios operacionais de pesquisa para a tratativa da temática do transporte de cargas, estabelecendo-se os parâmetros da leitura geográfica a ser empregada na base conceitual e metodológica do PNLT. Após a definição dos principais elementos para se compreender as questões geográficas dos sistemas de transporte de cargas, tratamos da logística . Nesse sentido, salientamos o caráter polissêmico deste conceito, apontando para a sua capacidade de operacionalização das lógicas circulatórias nos modos de produção e dessa forma, enfatizamos seu caráter territorial . Após definir os conceitos de Sistema Logístico Empresarial (SLE) e Sistema Logístico Territorial (SLT), abordamos especificamente a base conceitual e metodológica do plano. Destarte, concluímos que, apesar de ser importante para o rompimento da inércia no planejamento do setor pelo Estado brasileiro na última década, o plano possui instrumentos de leitura incapazes de contextualizar geograficamente os sistemas de transportes do país, e, portanto, seus instrumentos de intervenção, mormente os projetos infraestruturais, estão assentados em metodologias que estão estritamente baseadas na perspectiva demanda-oferta/custo-benefício e, por isso, pouco efetivas no agenciamento das questões espaciais, territoriais e regionais que envolvem os sistemas de transportes de cargas do Brasil.
Abstract: This study addresses the matters of territorial management, regional setting and spatial organization present in the conceptual and methodological basis of PNLT (National Plan for Logistics and Transportation), evaluating, from the perspective of geographical science, the capabilities of reading and intervening the spatial organization of transport systems from its planning instruments. To this end, we review the theoretical and conceptual framework for defining the geographical means of research for approaching the theme of freight transportation and, thereby, establishing the parameters of \"geographical reading\" to be used in PNLT s conceptual and methodological basis. After defining the key elements to understand the geographical issues of freight transport systems, we proceed to the approach of \"logistics.\" In this regard, we stress the ambiguous character of this concept, pointing to its operational capacity of the circulatory logics in the modes of production and, thus, emphasize its \"territorial\" aspects. By defining the concepts of Business Logistics System (BLS) and Territorial Logistics System (TLS), we address specifically the plan s conceptual and methodological basis. Hence, we conclude that, although it is important to break the inertia of the of the sector planning by the Brazilian State in past decades , the plan has reading instruments unable to geographically contextualize transport systems in the country, and therefore their intervention instruments , especially infrastructural projects, are settled in methods strictly based on demand supply/cost benefits perspective and, therefore, ineffective in the assemblage of space, territorial and regional issues that rely on the transportation system of Brazil.
Palavras-chave: Planejamento de transportes
Aspectos metodológicos
Logística aspectos territoriais
Geografia dos transportes
Planejamento de transportes Brasil
Transport planning methodological aspects
Logistics territorial aspects
Transport geography
Transport planning Brazil
Transportes - Planejamento - Brasil
Logística - Brasil
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia
Referência: ARANTES, Thiago Gervásio Figueira. Base conceitual e metodológica do Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT): uma leitura geográfica. 2012. 259 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.295
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.295
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16145
Data de defesa: 28-Jun-2012
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
d.pdf7.45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.