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dc.creatorArantes, Thiago Gervásio Figueira-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:44:53Z-
dc.date.available2012-10-19-
dc.date.available2016-06-22T18:44:53Z-
dc.date.issued2012-06-28-
dc.identifier.citationARANTES, Thiago Gervásio Figueira. Base conceitual e metodológica do Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT): uma leitura geográfica. 2012. 259 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.295por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16145-
dc.description.abstractThis study addresses the matters of territorial management, regional setting and spatial organization present in the conceptual and methodological basis of PNLT (National Plan for Logistics and Transportation), evaluating, from the perspective of geographical science, the capabilities of reading and intervening the spatial organization of transport systems from its planning instruments. To this end, we review the theoretical and conceptual framework for defining the geographical means of research for approaching the theme of freight transportation and, thereby, establishing the parameters of \"geographical reading\" to be used in PNLT s conceptual and methodological basis. After defining the key elements to understand the geographical issues of freight transport systems, we proceed to the approach of \"logistics.\" In this regard, we stress the ambiguous character of this concept, pointing to its operational capacity of the circulatory logics in the modes of production and, thus, emphasize its \"territorial\" aspects. By defining the concepts of Business Logistics System (BLS) and Territorial Logistics System (TLS), we address specifically the plan s conceptual and methodological basis. Hence, we conclude that, although it is important to break the inertia of the of the sector planning by the Brazilian State in past decades , the plan has reading instruments unable to geographically contextualize transport systems in the country, and therefore their intervention instruments , especially infrastructural projects, are settled in methods strictly based on demand supply/cost benefits perspective and, therefore, ineffective in the assemblage of space, territorial and regional issues that rely on the transportation system of Brazil.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlanejamento de transportespor
dc.subjectAspectos metodológicospor
dc.subjectLogística aspectos territoriaispor
dc.subjectGeografia dos transportespor
dc.subjectPlanejamento de transportes Brasilpor
dc.subjectTransport planning methodological aspectseng
dc.subjectLogistics territorial aspectseng
dc.subjectTransport geographyeng
dc.subjectTransport planning Brazileng
dc.subjectTransportes - Planejamento - Brasilpor
dc.subjectLogística - Brasilpor
dc.titleBase conceitual e metodológica do Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT): uma leitura geográficapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ferreira, William Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728603T6por
dc.contributor.referee1Soares, Beatriz Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794566A8por
dc.contributor.referee2Lessa, Simone Narciso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782262Y8por
dc.description.degreenameMestre em Geografiapor
dc.description.resumoEste trabalho aborda as questões de ordenamento territorial, configuração regional e organização espacial presentes na base conceitual e metodológica do PNLT (Plano Nacional de Logística e Transportes), avaliando, pela ótica da ciência geográfica, as capacidades de leitura e intervenção na organização espacial dos sistemas de transportes a partir de seus instrumentos de planejamento. Para tal, procuramos revisar o arcabouço teórico-conceitual da Geografia para definição de seus meios operacionais de pesquisa para a tratativa da temática do transporte de cargas, estabelecendo-se os parâmetros da leitura geográfica a ser empregada na base conceitual e metodológica do PNLT. Após a definição dos principais elementos para se compreender as questões geográficas dos sistemas de transporte de cargas, tratamos da logística . Nesse sentido, salientamos o caráter polissêmico deste conceito, apontando para a sua capacidade de operacionalização das lógicas circulatórias nos modos de produção e dessa forma, enfatizamos seu caráter territorial . Após definir os conceitos de Sistema Logístico Empresarial (SLE) e Sistema Logístico Territorial (SLT), abordamos especificamente a base conceitual e metodológica do plano. Destarte, concluímos que, apesar de ser importante para o rompimento da inércia no planejamento do setor pelo Estado brasileiro na última década, o plano possui instrumentos de leitura incapazes de contextualizar geograficamente os sistemas de transportes do país, e, portanto, seus instrumentos de intervenção, mormente os projetos infraestruturais, estão assentados em metodologias que estão estritamente baseadas na perspectiva demanda-oferta/custo-benefício e, por isso, pouco efetivas no agenciamento das questões espaciais, territoriais e regionais que envolvem os sistemas de transportes de cargas do Brasil.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.295-
dc.orcid.putcode81763817-
dc.crossref.doibatchidb8d00e40-b24e-41bb-91d8-9af1e3c908fc-
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