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dc.creatorBenachio, Marcus Vinicios-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:44:49Z-
dc.date.available2012-03-16-
dc.date.available2016-06-22T18:44:49Z-
dc.date.issued2012-02-24-
dc.identifier.citationBENACHIO, Marcus Vinicios. Viveres e práticas em educação ambiental nas escolas municipais de São Gabriel do Oeste MS. 2012. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.62por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16128-
dc.description.abstractThe story of how the environment has been outlined/demonstrate how appropriate it is configured in different modes of production and social formations, the relationship between man and environment. This relationship/ownership, sometimes occurs in a contradictory way, whose main characteristic is the degradation of natural resources. Nevertheless, there is also the construction of a grammar of fundamental knowledge and practices historically woven, and, in one form or another, are appropriate pedagogical practice Environmental Education - EA. Observing these questions, the objective of this research is to understand how the issue is being worked cross Environmental Education in public schools in São Gabriel do Oeste (MS), focusing on two institutions: the School District Pingo de Gente and Nilma Glória Gerace Gazineu, and the series the 6th grade, 6th grade B, 9th grade A and 9th grade B of elementary school. A questionnaire was administered to students and other educators with questions about EA worked within the content of the education program and curriculum of these schools. We discuss how the concepts have been building and practices of educators and students.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConcepções de educação ambientalpor
dc.subjectTema transversalpor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectEnvironmental education conceptseng
dc.subjectCrosscutting themeeng
dc.subjectGeografia ambientalpor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.titleViveres e práticas em educação ambiental nas escolas municipais de São Gabriel do Oeste MSpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Colesanti, Marlene Teresinha de Muno-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760536T6por
dc.contributor.referee1Nehme, Valéria Guimarães de Freitas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4746048U4por
dc.contributor.referee2Rodrigues, Gelze Serrat de Souza Campos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784566Z4por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4711272Y7por
dc.description.degreenameMestre em Geografiapor
dc.description.resumoA forma como a história do meio ambiente vem sendo delineada/apropriada demonstram como se tem configurado, em diferentes modos de produção e formações sociais, a relação homem e meio ambiente. Esta relação/apropriação, às vezes, se dá de modo contraditório, cuja característica principal é a degradação dos recursos naturais. Apesar disso, há também a construção de uma gramática de saberes e práticas fundamentais tecidas historicamente, e que, de uma forma ou de outra, são apropriadas na prática pedagógica de Educação Ambiental - EA. Observando estas questões, o objetivo desta pesquisa é compreender a maneira como vem sendo trabalhado o tema transversal Educação Ambiental em escolas públicas municipais de São Gabriel do Oeste (MS), enfocando duas instituições: a Escola Municipal Pingo de Gente e Nilma Glória Gerace Gazineu, e as séries 6° ano A, 6° ano B, 9° ano A e 9° ano B do Ensino Fundamental. Um questionário foi aplicado aos estudantes e outro aos educadores, com perguntas relacionadas a EA trabalhada dentro do conteúdo do projeto pedagógico e curricular destas escolas. Discutimos como vêm se construindo as concepções e as práticas dos educadores e educandos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.62-
dc.orcid.putcode81763663-
dc.crossref.doibatchidefd01672-63c8-4c15-b279-3d6f42f6b10e-
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