Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15972
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Análise dos acidentes de trânsito envolvendo crianças na cidade de Uberlândia: subsídios para as políticas públicas |
Author: | Freitas, Juliana Pontes Pinto |
First Advisor: | Ramires, Julio Cesar de Lima |
First member of the Committee: | Mesquita, Adailson Pinheiro |
Second member of the Committee: | Ferreira, Denise Labrea |
Third member of the Committee: | Fernandes, Julieta Cristina |
Fourth member of the Committee: | Bonito, Rosuita Frattari |
Summary: | Todas as crianças ao redor do mundo têm o direito a um ambiente seguro e a proteção contra acidentes e violências (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE - OMS, 2008a). O trânsito será a quinta causa de morte no mundo no ano de 2030 e no cenário mundial, o Brasil ocupa o quinto lugar entre os recordistas em mortes no trânsito. O objetivo desse trabalho é analisar os acidentes de trânsito envolvendo a população de zero a quatorze anos da cidade de Uberlândia no intuito de subsidiar as políticas públicas de prevenção e redução desses acidentes. Para atingir os objetivos propostos, após autorização do comando da 9ª Região Integrada de Segurança Pública (9ª RISP) e do 5º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais, foi realizado levantamento de dados, através de boletins de ocorrência de acidentes de trânsito preenchidos pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, dos casos de crianças de zero a 14 anos, vítimas de acidentes de trânsito na cidade de Uberlândia no ano de 2010. Foi solicitada ao Setor de Nosologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) a listagem das vítimas de zero a 14 anos que foram admitidas no referido hospital em decorrência de acidentes de trânsito. Foram entrevistados os pais ou cuidadores de crianças vítimas de acidentes de trânsito após consentimento livre e esclarecido, utilizando roteiro de entrevistas com questões estruturadas e semiestruturadas especialmente elaborado para a coleta das informações. As crianças vítimas não fatais de acidentes de trânsito também foram entrevistadas e para tal a obtenção do consentimento livre e esclarecido foi fornecida pelos pais. Também foram entrevistados representantes de escolas nos bairros onde ocorreu maior número de acidentes. Foram identificadas as condições de ocorrência de acidentes, perfil demográfico e socioeconômico das vítimas e a espacialização dos acidentes de trânsito. A elaboração de diagnósticos territoriais de condições de vida e situações de saúde pode conduzir e facilitar o processo de tomada de decisão. Propõe-se nessa tese que o enfretamento das questões relacionadas aos acidentes de trânsito sejam encaminhadas na perspectiva da gestão municipal do planejamento urbano, do trânsito e transporte, da saúde, da educação, do sistema de formação de condutores e também dos pais e responsáveis por crianças. |
Abstract: | All children around the world have the right to a safe environment and protection from accidents and violence (WORLD HEALTH ORGANIZATION WHO, 2008a). The traffic will be the fifth leading cause of death worldwide by the year 2030 and Brazil ranks fifth among the record holders in traffic deaths worldwide. The aim of this work is to analyze traffic accidents involving children from zero to fourteen years old in the city of Uberlândia, in order to support public policies to prevent and reduce these accidents. To achieve the proposed objectives, after authorization given by the command of the 9th Region Integrated of Public Security (9th RISP) and the Minas Gerais 5th Battalion Military of Firefighters, was carried out data collection through police reports of traffic accidents by police and fire departments, cases of children from zero to 14 years old, victims of traffic accidents in the city of Uberlândia in 2010. It was requested from the Department of Nosology of the Uberlândia Federal University Hospital (UFU) the listing of the victims from zero to 14 years old, who were admitted to the hospital due to traffic accidents. We interviewed the parents or caregivers of children victims of traffic accidents after obtained consent, using script interviews with structured and semi-structured questions specially designed for the collection of information. Children victims of non-fatal traffic accidents were also interviewed, after obtained parental consent. Were also interviewed schools representatives in neighborhoods where occurs higher rates of accidents. We identified the conditions of occurrence of accidents, demographic and socioeconomic profile of the victims and the spatial distribution of traffic accidents. The elaboration of territorial diagnostics of living conditions and health situations can lead and facilitate the process of decision-making. It is proposed in this thesis that coping with issues related to traffic accidents are addressed from the perspective of municipal urban planning, traffic and transport, health, education, the driver training system and also the parents and guardians of children. |
Keywords: | Acidentes de trânsito Crianças Mobilidade Uberlândia Planejamento Traffic accidents Children Mobility Planning Acidentes de trânsito - Uberlândia (MG) Crianças - Acidentes |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Institution Acronym: | UFU |
Department: | Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Geografia |
Quote: | FREITAS, Juliana Pontes Pinto. Análise dos acidentes de trânsito envolvendo crianças na cidade de Uberlândia: subsídios para as políticas públicas. 2013. 203 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15972 |
Date of defense: | 6-Dec-2013 |
Appears in Collections: | TESE - Geografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AnaliseAcidentesTransito.pdf | 10.48 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.