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dc.creatorSilva Júnior, Sílvio Barbosa da-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:44:16Z-
dc.date.available2013-09-13-
dc.date.available2016-06-22T18:44:16Z-
dc.date.issued2013-05-21-
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, Sílvio Barbosa da. Atuação recente do estado brasileiro em planejamento de transportes sob a perspectiva do ordenamento territorial. 2013. 272 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.53por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15966-
dc.description.abstractThe territory serves as an indicator of the quality in which the State manages land use. Based on the concepts of planning, spatial planning and transportation planning, seen from the perspective of the State action, and understanding the transport networks as a key element in the organization of the territory, we described the importance of transport in the Brazilian historical and spatial constitution. Considering elements and characteristics of the Brazilian territory at the beginning of the 21th century, as well as transport networks data, public policies and State institutions responsible for its management, we aimed at describing and understanding the recent performance of the Brazilian State in transport planning from the perspective of spatial planning. As a point of comparison, we studied European transport policies, as well as its recent performance, particularly the Portuguese case, enabling us to trace points of convergence and divergence in relation to the Brazilian case.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOrdenamento do territóriopor
dc.subjectPlanejamento de transportespor
dc.subjectEstadopor
dc.subjectUnião Europeiapor
dc.subjectBrasilpor
dc.subjectSpatial planningeng
dc.subjectTransportation planningeng
dc.subjectStateeng
dc.subjectEuropean Unioneng
dc.subjectBrazileng
dc.subjectTransportes - Planejamentopor
dc.subjectTransporte urbanopor
dc.subjectExpansão territorial - Planejamentopor
dc.titleAtuação recente do estado brasileiro em planejamento de transportes sob a perspectiva do ordenamento territorialpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Ferreira, William Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728603T6por
dc.contributor.referee1Faria, Carlos Alberto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785412J3por
dc.contributor.referee2Soares, Beatriz Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794566A8por
dc.contributor.referee3Costa, Nuno Manuel Sessarego Marques da-
dc.contributor.referee4Araújo Sobrinho, Fernando Luiz-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756160A6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4127901E0por
dc.description.degreenameDoutor em Geografiapor
dc.description.resumoO mote para esta tese é a constatação de que o território serve de indicador da qualidade da gestão que sobre ele é empreendida. Partindo dos conceitos de território, o ordenamento territorial e o planejamento de transportes, vistos sob a ótica da ação do estatal, e entendendo as redes de transportes como elemento fundamental na organização do território, buscou-se reconstituir a importância dos transportes na formação sócio-espacial brasileira. Com base em elementos e características do território brasileiro neste início do século XXI, bem como dados das redes de transportes, das políticas de Estado e das instituições responsáveis por sua gestão, objetivou-se descrever e compreender a atuação recente do Estado brasileiro em planejamento de transportes sob a ótica do ordenamento do território. Como ponto de comparação, foram estudadas as políticas europeias de transportes, bem como sua atuação recente, particularmente o caso português, permitindo traçar pontos de convergência e divergência em relação ao caso brasileiro.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.53-
dc.orcid.putcode81764165-
dc.crossref.doibatchid46fda519-77f9-4401-9554-2dfc019dfb92-
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