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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Deleuze para uma arte das forças
Autor(es): Araújo, Ana Carolina Gomes
Primeiro orientador: Amitrano, Georgia Cristina
Primeiro membro da banca: Guido, Humberto Aparecido de Oliveira
Segundo membro da banca: Craia, Eladio Constantino Pablo
Resumo: Na busca de compreensão do espaço da arte no pensamento de Deleuze, a dissertação apresenta como pergunta primeira, a provocativa: O que é arte? O texto é organizado em partes que ressoam provocações construídas a partir do vocabulário deleuziano, sendo que tal escolha configura um modo de recolocar a questão central a ser investigada. Primeira parte: trata da teoria das forças, vontade de potência e eterno retorno no contexto de Nietzsche e a Filosofia com vistas ao seqüestro operado por Deleuze em sua releitura das obras de Nietzsche. Segunda parte: trata da arte como essência da verdade no contexto de Proust e os Signos, e ainda, do combate ao platonismo a partir do simulacro no contexto de um texto publicado por Deleuze em Lógica dos Sentidos. Terceira parte: trata do diálogo com a arte estabelecido em um capítulo específico de O que é a filosofia?, e ainda, da arte no combate à filosofia da representação a partir da discussão da imagem do pensamento. O percurso trilhado neste trabalho configura uma tentativa de encontrar não uma resposta precisa que esgote as interrogações problemáticas sobre o que seja a arte. Antes, e, sobretudo pelo apelo investigativo, valho-me das contribuições do filósofo que ao dialogar com a arte, possibilita compreender a criação artística à luz da reflexão filosófica.
Abstract: Searching an understanding about the art´s role on Deleuze´s thinking, this dissertation presents, as a provocative first question, the following inquiry: What is art? This text is organized in parts which echo defiance build upon Deleuze´s vocabulary since this choice is a way of revisiting a central issue that needs to be investigate. First part: comprises the Theory of forces, potency act, eternal return on Nietzsche and Philosophy aiming at Deleuze´s borrowing on the matters of Nietzsche s work. Second part: comprises art as an essence of truth on Proust and Signs, and also the battle against Platonism from the perspective of simulacrum in the context of a Deleuze´s text published in The Logic of Sense. Third part: deals with the dialog around art established in a specific chapter of What is Philosophy? and also the dialogue that discusses the battle against a philosophy of representation from the discussion about image and thinking. The course made on this work is an attempt to find not a precise answer that depletes problematic inquiries about what art could be. Before, and above all, due to an investigative appeal, my prerogatives are the philosopher´s contributions which, by dialoguing with art, provide an understanding about the artistic creation in the lights of a philosophical reflection.
Palavras-chave: Deleuze
Filosofia
Arte
Estética
Philosophy
Art
Aesthetics
Deleuze, Gilles, 1925-1995 - Crítica e interpretação
Arte - Filosofia
Estética moderna
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Referência: ARAÚJO, Ana Carolina Gomes. Deleuze para uma arte das forças. 2012. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.308
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.308
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15550
Data de defesa: 30-Ago-2012
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