Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15550
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAraújo, Ana Carolina Gomes-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:46Z-
dc.date.available2012-10-11-
dc.date.available2016-06-22T18:42:46Z-
dc.date.issued2012-08-30-
dc.identifier.citationARAÚJO, Ana Carolina Gomes. Deleuze para uma arte das forças. 2012. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.308por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15550-
dc.description.abstractSearching an understanding about the art´s role on Deleuze´s thinking, this dissertation presents, as a provocative first question, the following inquiry: What is art? This text is organized in parts which echo defiance build upon Deleuze´s vocabulary since this choice is a way of revisiting a central issue that needs to be investigate. First part: comprises the Theory of forces, potency act, eternal return on Nietzsche and Philosophy aiming at Deleuze´s borrowing on the matters of Nietzsche s work. Second part: comprises art as an essence of truth on Proust and Signs, and also the battle against Platonism from the perspective of simulacrum in the context of a Deleuze´s text published in The Logic of Sense. Third part: deals with the dialog around art established in a specific chapter of What is Philosophy? and also the dialogue that discusses the battle against a philosophy of representation from the discussion about image and thinking. The course made on this work is an attempt to find not a precise answer that depletes problematic inquiries about what art could be. Before, and above all, due to an investigative appeal, my prerogatives are the philosopher´s contributions which, by dialoguing with art, provide an understanding about the artistic creation in the lights of a philosophical reflection.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDeleuzepor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectArtepor
dc.subjectEstéticapor
dc.subjectPhilosophyeng
dc.subjectArteng
dc.subjectAestheticseng
dc.subjectDeleuze, Gilles, 1925-1995 - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectArte - Filosofiapor
dc.subjectEstética modernapor
dc.titleDeleuze para uma arte das forçaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Amitrano, Georgia Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778588Z7por
dc.contributor.referee1Guido, Humberto Aparecido de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768684H6por
dc.contributor.referee2Craia, Eladio Constantino Pablo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796811E2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713982A7por
dc.description.degreenameMestre em Filosofiapor
dc.description.resumoNa busca de compreensão do espaço da arte no pensamento de Deleuze, a dissertação apresenta como pergunta primeira, a provocativa: O que é arte? O texto é organizado em partes que ressoam provocações construídas a partir do vocabulário deleuziano, sendo que tal escolha configura um modo de recolocar a questão central a ser investigada. Primeira parte: trata da teoria das forças, vontade de potência e eterno retorno no contexto de Nietzsche e a Filosofia com vistas ao seqüestro operado por Deleuze em sua releitura das obras de Nietzsche. Segunda parte: trata da arte como essência da verdade no contexto de Proust e os Signos, e ainda, do combate ao platonismo a partir do simulacro no contexto de um texto publicado por Deleuze em Lógica dos Sentidos. Terceira parte: trata do diálogo com a arte estabelecido em um capítulo específico de O que é a filosofia?, e ainda, da arte no combate à filosofia da representação a partir da discussão da imagem do pensamento. O percurso trilhado neste trabalho configura uma tentativa de encontrar não uma resposta precisa que esgote as interrogações problemáticas sobre o que seja a arte. Antes, e, sobretudo pelo apelo investigativo, valho-me das contribuições do filósofo que ao dialogar com a arte, possibilita compreender a criação artística à luz da reflexão filosófica.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.308-
dc.orcid.putcode81762448-
dc.crossref.doibatchid90cfbd0f-abc5-4fc2-88ff-5bec2a791e25-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DeleuzeArteForças.pdf436.11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.