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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15550
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Araújo, Ana Carolina Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:42:46Z | - |
dc.date.available | 2012-10-11 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:42:46Z | - |
dc.date.issued | 2012-08-30 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Ana Carolina Gomes. Deleuze para uma arte das forças. 2012. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.308 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15550 | - |
dc.description.abstract | Searching an understanding about the art´s role on Deleuze´s thinking, this dissertation presents, as a provocative first question, the following inquiry: What is art? This text is organized in parts which echo defiance build upon Deleuze´s vocabulary since this choice is a way of revisiting a central issue that needs to be investigate. First part: comprises the Theory of forces, potency act, eternal return on Nietzsche and Philosophy aiming at Deleuze´s borrowing on the matters of Nietzsche s work. Second part: comprises art as an essence of truth on Proust and Signs, and also the battle against Platonism from the perspective of simulacrum in the context of a Deleuze´s text published in The Logic of Sense. Third part: deals with the dialog around art established in a specific chapter of What is Philosophy? and also the dialogue that discusses the battle against a philosophy of representation from the discussion about image and thinking. The course made on this work is an attempt to find not a precise answer that depletes problematic inquiries about what art could be. Before, and above all, due to an investigative appeal, my prerogatives are the philosopher´s contributions which, by dialoguing with art, provide an understanding about the artistic creation in the lights of a philosophical reflection. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Deleuze | por |
dc.subject | Filosofia | por |
dc.subject | Arte | por |
dc.subject | Estética | por |
dc.subject | Philosophy | eng |
dc.subject | Art | eng |
dc.subject | Aesthetics | eng |
dc.subject | Deleuze, Gilles, 1925-1995 - Crítica e interpretação | por |
dc.subject | Arte - Filosofia | por |
dc.subject | Estética moderna | por |
dc.title | Deleuze para uma arte das forças | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Amitrano, Georgia Cristina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778588Z7 | por |
dc.contributor.referee1 | Guido, Humberto Aparecido de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768684H6 | por |
dc.contributor.referee2 | Craia, Eladio Constantino Pablo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796811E2 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713982A7 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Filosofia | por |
dc.description.resumo | Na busca de compreensão do espaço da arte no pensamento de Deleuze, a dissertação apresenta como pergunta primeira, a provocativa: O que é arte? O texto é organizado em partes que ressoam provocações construídas a partir do vocabulário deleuziano, sendo que tal escolha configura um modo de recolocar a questão central a ser investigada. Primeira parte: trata da teoria das forças, vontade de potência e eterno retorno no contexto de Nietzsche e a Filosofia com vistas ao seqüestro operado por Deleuze em sua releitura das obras de Nietzsche. Segunda parte: trata da arte como essência da verdade no contexto de Proust e os Signos, e ainda, do combate ao platonismo a partir do simulacro no contexto de um texto publicado por Deleuze em Lógica dos Sentidos. Terceira parte: trata do diálogo com a arte estabelecido em um capítulo específico de O que é a filosofia?, e ainda, da arte no combate à filosofia da representação a partir da discussão da imagem do pensamento. O percurso trilhado neste trabalho configura uma tentativa de encontrar não uma resposta precisa que esgote as interrogações problemáticas sobre o que seja a arte. Antes, e, sobretudo pelo apelo investigativo, valho-me das contribuições do filósofo que ao dialogar com a arte, possibilita compreender a criação artística à luz da reflexão filosófica. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Filosofia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.308 | - |
dc.orcid.putcode | 81762448 | - |
dc.crossref.doibatchid | 90cfbd0f-abc5-4fc2-88ff-5bec2a791e25 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Filosofia |
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