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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15550
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Deleuze para uma arte das forças |
Author: | Araújo, Ana Carolina Gomes |
First Advisor: | Amitrano, Georgia Cristina |
First member of the Committee: | Guido, Humberto Aparecido de Oliveira |
Second member of the Committee: | Craia, Eladio Constantino Pablo |
Summary: | Na busca de compreensão do espaço da arte no pensamento de Deleuze, a dissertação apresenta como pergunta primeira, a provocativa: O que é arte? O texto é organizado em partes que ressoam provocações construídas a partir do vocabulário deleuziano, sendo que tal escolha configura um modo de recolocar a questão central a ser investigada. Primeira parte: trata da teoria das forças, vontade de potência e eterno retorno no contexto de Nietzsche e a Filosofia com vistas ao seqüestro operado por Deleuze em sua releitura das obras de Nietzsche. Segunda parte: trata da arte como essência da verdade no contexto de Proust e os Signos, e ainda, do combate ao platonismo a partir do simulacro no contexto de um texto publicado por Deleuze em Lógica dos Sentidos. Terceira parte: trata do diálogo com a arte estabelecido em um capítulo específico de O que é a filosofia?, e ainda, da arte no combate à filosofia da representação a partir da discussão da imagem do pensamento. O percurso trilhado neste trabalho configura uma tentativa de encontrar não uma resposta precisa que esgote as interrogações problemáticas sobre o que seja a arte. Antes, e, sobretudo pelo apelo investigativo, valho-me das contribuições do filósofo que ao dialogar com a arte, possibilita compreender a criação artística à luz da reflexão filosófica. |
Abstract: | Searching an understanding about the art´s role on Deleuze´s thinking, this dissertation presents, as a provocative first question, the following inquiry: What is art? This text is organized in parts which echo defiance build upon Deleuze´s vocabulary since this choice is a way of revisiting a central issue that needs to be investigate. First part: comprises the Theory of forces, potency act, eternal return on Nietzsche and Philosophy aiming at Deleuze´s borrowing on the matters of Nietzsche s work. Second part: comprises art as an essence of truth on Proust and Signs, and also the battle against Platonism from the perspective of simulacrum in the context of a Deleuze´s text published in The Logic of Sense. Third part: deals with the dialog around art established in a specific chapter of What is Philosophy? and also the dialogue that discusses the battle against a philosophy of representation from the discussion about image and thinking. The course made on this work is an attempt to find not a precise answer that depletes problematic inquiries about what art could be. Before, and above all, due to an investigative appeal, my prerogatives are the philosopher´s contributions which, by dialoguing with art, provide an understanding about the artistic creation in the lights of a philosophical reflection. |
Keywords: | Deleuze Filosofia Arte Estética Philosophy Art Aesthetics Deleuze, Gilles, 1925-1995 - Crítica e interpretação Arte - Filosofia Estética moderna |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Institution Acronym: | UFU |
Department: | Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Filosofia |
Quote: | ARAÚJO, Ana Carolina Gomes. Deleuze para uma arte das forças. 2012. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.308 |
Document identifier: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.308 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15550 |
Date of defense: | 30-Aug-2012 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Filosofia |
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