Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15459
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A tecnologia digital e o ensino de língua inglesa: navegando e aprendendo com meus alunos no facebook |
Autor(es): | Ferreira, Geralda dos Santos |
Primeiro orientador: | Mello, Dilma Maria de |
Primeiro membro da banca: | Felice, Maria Inês Vasconcelos |
Segundo membro da banca: | Rodrigues, Beatriz Gama |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo geral narrar uma experiência minha com alguns alunos de um curso presencial, no Facebook. O objetivo específico é investigar a minha atuação no Facebook na vivência de língua estrangeira com meus alunos. Este trabalho fundamentou-se em estudos sobre as redes sociais no ensino e aprendizagem (RECUERO, 2009; DUARTE E FREI, 2008; BOYD & ELLISSON, 2007; BOHN, 2010; ROBERTS, 2009; FARIA, 2010; FETTERMANN, 2012; QUADROS, 2011), o papel do professor no ensino online (BRAGA, 2007; BARBOSA, 2006; FONSECA, 2009; GERVAI, 2007; BERGE, 2000; FRANCO, 2009; BONH, 2010); aprendizagem colaborativa (PANITZ, 1997; BOAVIDA & PONTE, 2002; WIERSEMA, 2002; TINZMANN, 1990; DILLEMBOURG, 1999; SANTOS, 2008; GARBIN, 2010; MENEZES, 2010); noção de experiência (DEWEY, 1976; FREIRE, 1983, 1996, 2007); currículo (CLANDININ E CONNELLY, 1988; RUGG, 1947; TABA, 1962; GOOD, 1959; FOSHAY, 1969; SMITH ET ALL, 1957; DEWEY, 1897; MELLO, 2012; SCHWAB, 1978). A abordagem teórico-metodológica adotada foi a Pesquisa Narrativa segundo Clandinin e Connelly (1988, 2000, 2004). A composição dos textos de campo foi realizada por meio da Composição de Sentidos (ELY; VINZ, DOWNING; ANZUL, 2001). Os resultados da pesquisa sugerem que a mudança do ambiente presencial para o ambiente online pode não significar uma mudança na prática do professor que está acostumado a ter o controle absoluto da sala de aula. Entretanto, é possível observar que o uso dos recursos disponibilizados na internet permite ao aluno assumir um papel ativo no grupo, o que pode levá-lo a compartilhar a responsabilidade do mesmo com colegas e professores. Em relação às implicações do Facebook na prática de língua inglesa, os achados mostram que algumas características dessa rede social podem favorecer a comunicação entre os falantes. |
Abstract: | This study aims to narrate a personal experience with some students in a classroom course, on Facebook. The specific objective is to investigate my work on Facebook by living an experience of foreign language with my students. This work was based on studies on social networks in teaching and learning (RECUERO, 2009; DUARTE E FREI, 2008; BOYD & ELLISSON, 2007; BOHN, 2010; ROBERTS, 2009; FARIA, 2010; FETTERMANN, 2012; QUADROS, 2011), the role of the teacher in online teaching (BRAGA, 2007; BARBOSA, 2006; FONSECA, 2009; GERVAI, 2007; BERGE, 2000; FRANCO, 2009; BONH, 2010); collaborative learning (PANITZ, 1997; BOAVIDA & PONTE, 2002; WIERSEMA, 2002; TINZMANN, 1990; DILLEMBOURG, 1999; SANTOS, 2008; GARBIN, 2010; MENEZES, 2010); notion of experience (DEWEY, 1976; FREIRE, 1983, 2007); curriculum (CLANDININ E CONNELLY, 1988; RUGG, 1947; TABA, 1962; GOOD, 1959; FOSHAY, 1969; SMITH ET ALL, 1957; DEWEY, 1897; MELLO, 2012; SCHWAB, 1978). The theoretical-methodological approach adopted was the Narrative Inquiry, according to Clandinin and Connelly (1988, 2000, 2004). The composing of the field texts was made through the Meaning Composing (ELY; VINZ, DOWNING; ANZUL, 2001). The survey results suggest that changing the classroom environment to the online environment may not mean a change in the practice of the teacher who is accustomed to have total control of the classroom. However, it is possible to observe that the use of the resources available on the Internet allows students to take an active role in the group, which may lead them to share the responsibility with the classmates and teachers. Regarding the implications of Facebook on the practice of the English language, the findings show that some characteristics of this social network can promote communication between speakers. |
Palavras-chave: | Pesquisa narrativa Tecnologia digital Ensino de Língua Inglesa Narrative inquiry Digital technology English Language teaching Língua inglesa Estudo e ensino Tecnologia educacional |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Linguística Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Referência: | FERREIRA, Geralda dos Santos. A tecnologia digital e o ensino de língua inglesa: navegando e aprendendo com meus alunos no facebook. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.129 |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.129 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15459 |
Data de defesa: | 25-Fev-2014 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TecnologiaDigitalEnsino.pdf | 2.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TecnologiaDigitalEnsino_Ficha.pdf | 28.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.