Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15459
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Geralda dos Santos-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:31Z-
dc.date.available2014-07-23-
dc.date.available2016-06-22T18:42:31Z-
dc.date.issued2014-02-25-
dc.identifier.citationFERREIRA, Geralda dos Santos. A tecnologia digital e o ensino de língua inglesa: navegando e aprendendo com meus alunos no facebook. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.129por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15459-
dc.description.abstractThis study aims to narrate a personal experience with some students in a classroom course, on Facebook. The specific objective is to investigate my work on Facebook by living an experience of foreign language with my students. This work was based on studies on social networks in teaching and learning (RECUERO, 2009; DUARTE E FREI, 2008; BOYD & ELLISSON, 2007; BOHN, 2010; ROBERTS, 2009; FARIA, 2010; FETTERMANN, 2012; QUADROS, 2011), the role of the teacher in online teaching (BRAGA, 2007; BARBOSA, 2006; FONSECA, 2009; GERVAI, 2007; BERGE, 2000; FRANCO, 2009; BONH, 2010); collaborative learning (PANITZ, 1997; BOAVIDA & PONTE, 2002; WIERSEMA, 2002; TINZMANN, 1990; DILLEMBOURG, 1999; SANTOS, 2008; GARBIN, 2010; MENEZES, 2010); notion of experience (DEWEY, 1976; FREIRE, 1983, 2007); curriculum (CLANDININ E CONNELLY, 1988; RUGG, 1947; TABA, 1962; GOOD, 1959; FOSHAY, 1969; SMITH ET ALL, 1957; DEWEY, 1897; MELLO, 2012; SCHWAB, 1978). The theoretical-methodological approach adopted was the Narrative Inquiry, according to Clandinin and Connelly (1988, 2000, 2004). The composing of the field texts was made through the Meaning Composing (ELY; VINZ, DOWNING; ANZUL, 2001). The survey results suggest that changing the classroom environment to the online environment may not mean a change in the practice of the teacher who is accustomed to have total control of the classroom. However, it is possible to observe that the use of the resources available on the Internet allows students to take an active role in the group, which may lead them to share the responsibility with the classmates and teachers. Regarding the implications of Facebook on the practice of the English language, the findings show that some characteristics of this social network can promote communication between speakers.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPesquisa narrativapor
dc.subjectTecnologia digitalpor
dc.subjectFacebookpor
dc.subjectEnsino de Língua Inglesapor
dc.subjectNarrative inquiryeng
dc.subjectDigital technologyeng
dc.subjectEnglish Language teachingeng
dc.subjectLíngua inglesa Estudo e ensinopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.titleA tecnologia digital e o ensino de língua inglesa: navegando e aprendendo com meus alunos no facebookpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mello, Dilma Maria de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761962J0por
dc.contributor.referee1Felice, Maria Inês Vasconcelos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771644A5por
dc.contributor.referee2Rodrigues, Beatriz Gama-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710007Y7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4471296A7por
dc.description.degreenameMestre em Estudos Linguísticospor
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo geral narrar uma experiência minha com alguns alunos de um curso presencial, no Facebook. O objetivo específico é investigar a minha atuação no Facebook na vivência de língua estrangeira com meus alunos. Este trabalho fundamentou-se em estudos sobre as redes sociais no ensino e aprendizagem (RECUERO, 2009; DUARTE E FREI, 2008; BOYD & ELLISSON, 2007; BOHN, 2010; ROBERTS, 2009; FARIA, 2010; FETTERMANN, 2012; QUADROS, 2011), o papel do professor no ensino online (BRAGA, 2007; BARBOSA, 2006; FONSECA, 2009; GERVAI, 2007; BERGE, 2000; FRANCO, 2009; BONH, 2010); aprendizagem colaborativa (PANITZ, 1997; BOAVIDA & PONTE, 2002; WIERSEMA, 2002; TINZMANN, 1990; DILLEMBOURG, 1999; SANTOS, 2008; GARBIN, 2010; MENEZES, 2010); noção de experiência (DEWEY, 1976; FREIRE, 1983, 1996, 2007); currículo (CLANDININ E CONNELLY, 1988; RUGG, 1947; TABA, 1962; GOOD, 1959; FOSHAY, 1969; SMITH ET ALL, 1957; DEWEY, 1897; MELLO, 2012; SCHWAB, 1978). A abordagem teórico-metodológica adotada foi a Pesquisa Narrativa segundo Clandinin e Connelly (1988, 2000, 2004). A composição dos textos de campo foi realizada por meio da Composição de Sentidos (ELY; VINZ, DOWNING; ANZUL, 2001). Os resultados da pesquisa sugerem que a mudança do ambiente presencial para o ambiente online pode não significar uma mudança na prática do professor que está acostumado a ter o controle absoluto da sala de aula. Entretanto, é possível observar que o uso dos recursos disponibilizados na internet permite ao aluno assumir um papel ativo no grupo, o que pode levá-lo a compartilhar a responsabilidade do mesmo com colegas e professores. Em relação às implicações do Facebook na prática de língua inglesa, os achados mostram que algumas características dessa rede social podem favorecer a comunicação entre os falantes.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.publisher.departmentLinguística Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.129por
dc.orcid.putcode81765631-
dc.crossref.doibatchid6bda9598-e242-43c6-81dc-5768926013e9-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TecnologiaDigitalEnsino.pdf2.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TecnologiaDigitalEnsino_Ficha.pdf28.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.