Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15446
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Formação de professor de inglês em contexto de projeto de extensão sobre prática de Tandem
metadata.dc.creator: Vieira, William Guimarães de Resende
metadata.dc.contributor.advisor1: Mello, Dilma Maria de
metadata.dc.contributor.referee1: Felice, Maria Inês Vasconcelos
metadata.dc.contributor.referee2: Vian Junior, Orlando
metadata.dc.description.resumo: No contexto de ensino mediado pelas novas tecnologias, a informação está à disposição de quem quer que se interesse por ela, e os papéis de aluno e professor, especialmente na última década, têm tomado outros contornos. Meu trabalho tem como pano de fundo um projeto de extensão desenvolvido nesse contexto de ensino e aprendizagem de línguas mediados por novas tecnologias, e tem por meta analisar meu processo de formação docente. Quero entender, olhando em retrospecto para minha própria história, qual foi o impacto que a graduação, o projeto de extensão e o mestrado tiveram tanto em minha jornada acadêmica, quanto em minha vida pessoal e profissional. Para tanto, me baseio nos pressupostos teóricos de Dewey (1953) sobre Formação de Professores e a Prática Reflexiva, as Comunidades de Prática de Wenger (2000), assim como a Teoria do Engajamento de Shneiderman (1994, 1998) e Kearsley (1997).
Abstract: In the context of education mediated by new technologies, information is available to anyone who may be interested in it, and the roles of student and teacher, especially in the last decade, have taken other contours. My work has an extension project developed in the context of language teaching and learning mediated by new technologies as its background, and it is aimed at analyzing my teacher education process as an active member of this project. I aim to understand, looking back to my own story, what was the impact that this extension project had either over my academic, personal and professional journeys. For that, I base myself on the conceptual framework of Dewey (1953) on Teacher Education and Reflective Practice, on Communities of Practice by Wenger (2000), as well as on the Theory of Engagement by Shneiderman (1994, 1998) and Kearsley (1997).
Keywords: Projeto de extensão
Prática reflexiva
Formação de professores
Tandem
Extension project
Personal improvement
Reflective practice
Teacher education
Tandem
Língua inglesa Formação de professores
Língua inglesa - Tandem
Língua inglesa Projeto de extensão
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Citation: VIEIRA, William Guimarães de Resende. Formação de professor de inglês em contexto de projeto de extensão sobre prática de Tandem. 2013. 118 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15446
Issue Date: 25-Feb-2013
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
William Guimaraes.pdf2.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.