Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15439
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Histórias de laboratórios, laboratoristas e ensino de língua portuguesa |
Autor(es): | Silva, Angela Márcia da |
Primeiro orientador: | Mello, Dilma Maria de |
Primeiro membro da banca: | Souza, Valeska Virgínia Soares |
Segundo membro da banca: | Jesus, Danie Marcelo de |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho foi descrever e analisar as ações desenvolvidas pelo laboratorista no laboratório de informática de uma escola municipal em uma cidade do Triângulo Mineiro. Os objetivos específicos foram: (a) narrar e analisar a prática desenvolvida por uma laboratorista em uma escola pública; (b) descrever e analisar o processo da laboratorista de elaboração das atividades realizadas no laboratório da escola; (c) narrar e analisar minha participação enquanto auxiliar voluntária do trabalho no laboratório. O cenário desta pesquisa foi o laboratório de informática educativa da escola mencionada anteriormente e os participantes foram a pesquisadora e a professora de informática educativa da escola envolvida. Para a coleta dos textos de campo foram utilizados os seguintes instrumentos: diários; conversas informais; arquivos de atividade do laboratório; notas de campo e narrativas pessoais das participantes. Este trabalho fundamentou-se em estudos sobre laboratórios didáticos na escola pública e concepções de ensino (PCNs, 1998; ZAPPAROLI, 2005; BENINI, 2006; CRUZ, 2009), considerações sobre o laboratório de ciências (PCNs, 1999; POSSOCOM et. al., 2003; CRUZ, 2009), estudos sobre a inserção de computadores na escola (OLIVEIRA, 2006; PROINFO, 1997) e considerações sobre o papel do professor de informática educativa (PETITTO, 2003; FERREIRA, 2005; GOULART, 2008; SILVA, 2012). A perspectiva metodológica adotada foi a Pesquisa Narrativa, segundo Clandinin e Connelly (2000, 2004). A composição dos textos de campo foi realizada a partir da Composição de Sentidos (ELY; VINZ; DOWNING; ANZUL, 2001). Acredito que os resultados desta pesquisa poderão oferecer bases para problematizar as discussões acerca do trabalho desenvolvido no laboratório de informática, principalmente em relação às concepções de ensino presentes nas atividades de língua portuguesa e no que diz respeito ao papel desempenhado pelo professor de informática educativa nesse contexto. |
Abstract: | This study aimed to describe and analyze the actions developed by a \"laboratory technician\" in a computer laboratory of a municipal school located in a city of Triangulo Mineiro. The specific objectives of this research were: (a) narrate and analyze the practice adopted by the \"laboratory technician\" from a public school; (b) describe and analyze the process lived by the \"laboratory technician\" in order to prepare activities that were developed in the computer laboratory of the school; (c) narrate and analyze my participation as a volunteer in helping with the activities design in the computer laboratory. The setting of this research was the computer laboratory of the school mentioned above and the participants were the researcher and the teacher of educational computing of the school. In order to collect field texts, the following instruments were used: diaries, informal talks, files of laboratory activities, field notes and narratives of the participants. This work was based on studies on didactic laboratories in public schools and teaching conceptions (PCNs, 1998; ZAPPAROLI, 2005; BENINI, 2006; CRUZ, 2009), considerations on science laboratories (PCNs, 1999; POSSOCOM et. al., 2003; CRUZ, 2009), studies on the integration of computers in schools (OLIVEIRA, 2006; PROINFO, 1997) and on considerations on the role of the educational computing teacher (PETITTO, 2003; FERREIRA, 2005; GOULART, 2008 ; SILVA, 2012). The methodological approach adopted was the Narrative Inquiry according to Clandinin and Connelly (2000, 2004). The composing of the field texts was made through the Meaning Composing (ELY; VINZ, DOWNING; ANZUL, 2001). I believe the results of this research may provide grounds for questioning the discussions about the work in the computer laboratory, regarding especially teaching conceptions present in Portuguese activities and the role of the educational computing teacher in this context. |
Palavras-chave: | Pesquisa narrativa Professor de informática educativa Laboratório de informática Ensino de língua portuguesa Narrative inquiry Educational computing teacher Computer laboratory Portuguese language teaching Língua portuguesa Estudo e ensino |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Linguística Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Referência: | SILVA, Angela Márcia da. Histórias de laboratórios, laboratoristas e ensino de língua portuguesa. 2013. 137 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.70 |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.70 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15439 |
Data de defesa: | 22-Fev-2013 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Angela Marcia.pdf | 4.94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.