Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15439
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Histórias de laboratórios, laboratoristas e ensino de língua portuguesa
Autor: Silva, Angela Márcia da
Primer orientador: Mello, Dilma Maria de
Primer miembro de la banca: Souza, Valeska Virgínia Soares
Segundo miembro de la banca: Jesus, Danie Marcelo de
Resumen: O objetivo do presente trabalho foi descrever e analisar as ações desenvolvidas pelo laboratorista no laboratório de informática de uma escola municipal em uma cidade do Triângulo Mineiro. Os objetivos específicos foram: (a) narrar e analisar a prática desenvolvida por uma laboratorista em uma escola pública; (b) descrever e analisar o processo da laboratorista de elaboração das atividades realizadas no laboratório da escola; (c) narrar e analisar minha participação enquanto auxiliar voluntária do trabalho no laboratório. O cenário desta pesquisa foi o laboratório de informática educativa da escola mencionada anteriormente e os participantes foram a pesquisadora e a professora de informática educativa da escola envolvida. Para a coleta dos textos de campo foram utilizados os seguintes instrumentos: diários; conversas informais; arquivos de atividade do laboratório; notas de campo e narrativas pessoais das participantes. Este trabalho fundamentou-se em estudos sobre laboratórios didáticos na escola pública e concepções de ensino (PCNs, 1998; ZAPPAROLI, 2005; BENINI, 2006; CRUZ, 2009), considerações sobre o laboratório de ciências (PCNs, 1999; POSSOCOM et. al., 2003; CRUZ, 2009), estudos sobre a inserção de computadores na escola (OLIVEIRA, 2006; PROINFO, 1997) e considerações sobre o papel do professor de informática educativa (PETITTO, 2003; FERREIRA, 2005; GOULART, 2008; SILVA, 2012). A perspectiva metodológica adotada foi a Pesquisa Narrativa, segundo Clandinin e Connelly (2000, 2004). A composição dos textos de campo foi realizada a partir da Composição de Sentidos (ELY; VINZ; DOWNING; ANZUL, 2001). Acredito que os resultados desta pesquisa poderão oferecer bases para problematizar as discussões acerca do trabalho desenvolvido no laboratório de informática, principalmente em relação às concepções de ensino presentes nas atividades de língua portuguesa e no que diz respeito ao papel desempenhado pelo professor de informática educativa nesse contexto.
Abstract: This study aimed to describe and analyze the actions developed by a \"laboratory technician\" in a computer laboratory of a municipal school located in a city of Triangulo Mineiro. The specific objectives of this research were: (a) narrate and analyze the practice adopted by the \"laboratory technician\" from a public school; (b) describe and analyze the process lived by the \"laboratory technician\" in order to prepare activities that were developed in the computer laboratory of the school; (c) narrate and analyze my participation as a volunteer in helping with the activities design in the computer laboratory. The setting of this research was the computer laboratory of the school mentioned above and the participants were the researcher and the teacher of educational computing of the school. In order to collect field texts, the following instruments were used: diaries, informal talks, files of laboratory activities, field notes and narratives of the participants. This work was based on studies on didactic laboratories in public schools and teaching conceptions (PCNs, 1998; ZAPPAROLI, 2005; BENINI, 2006; CRUZ, 2009), considerations on science laboratories (PCNs, 1999; POSSOCOM et. al., 2003; CRUZ, 2009), studies on the integration of computers in schools (OLIVEIRA, 2006; PROINFO, 1997) and on considerations on the role of the educational computing teacher (PETITTO, 2003; FERREIRA, 2005; GOULART, 2008 ; SILVA, 2012). The methodological approach adopted was the Narrative Inquiry according to Clandinin and Connelly (2000, 2004). The composing of the field texts was made through the Meaning Composing (ELY; VINZ, DOWNING; ANZUL, 2001). I believe the results of this research may provide grounds for questioning the discussions about the work in the computer laboratory, regarding especially teaching conceptions present in Portuguese activities and the role of the educational computing teacher in this context.
Palabras clave: Pesquisa narrativa
Professor de informática educativa
Laboratório de informática
Ensino de língua portuguesa
Narrative inquiry
Educational computing teacher
Computer laboratory
Portuguese language teaching
Língua portuguesa Estudo e ensino
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Linguística Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Cita: SILVA, Angela Márcia da. Histórias de laboratórios, laboratoristas e ensino de língua portuguesa. 2013. 137 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.70
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.70
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15439
Fecha de defensa: 22-feb-2013
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Angela Marcia.pdf4.94 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.