Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15352
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O uso de SMS em sala de aula de língua inglesa: limites e possibilidades |
Autor: | Macedo, Rita de Cássia Cunha Gomes |
Primer orientador: | Moraes Filho, Waldenor Barros |
Primer miembro de la banca: | Freitas, Alice Cunha de |
Segundo miembro de la banca: | Paiva, Vera Lucia Menezes de Oliveira e |
Resumen: | Este estudo trata da investigação do recurso de Short Message Service - SMS como auxiliar na sala de aula de língua inglesa. Buscamos analisar os limites e as possibilidades trazidas pelo contexto emergente de aprendizagem com mobilidade - mobile learning ou m-learning. O cenário da pesquisa foi uma escola particular de línguas em uma cidade de médio porte no interior de Minas Gerais. A fundamentação teórica deste trabalho foi pautada pelas teorias de ensino e aprendizagem de línguas e tecnologia da informação TICs e do ensino a distância, Computer Assisted Language Learning CALL. Apoiamo-nos especialmente nas propostas oferecidas pelo Mobile Assisted Language Learning - MALL. Tomamos como referencial os estudos de Kukulska-Hulme (2004), Waycott (2004), Mike Sharples (2005). Fizemos, também, uso de alguns conceitos propostos por autores da teoria da autonomia, tais como Benson (2007), Leffa (2006), Macaro (1997), além de conceitos de novas tecnologias. Os dados foram analisados qualitativamente a partir de entrevistas semi-estruturadas com os participantes da pesquisa, um questionário respondido pelos alunos e as mensagens de textos recebidas e enviadas. Para a análise das relações entre linguagem e o processo de construção das respostas, buscamos respaldo teórico no paradigma indiciário proposto por Ginzburg (1990). Os resultados obtidos indicam que os alunos foram favoráveis ao uso de SMS. Pelas restrições tecnológicas, sentimos que as atividades de cunho interativo e colaborativo entre os alunos foram limitadas. Contudo, observamos em alguns participantes uma maior autonomia na busca por estratégias de aprendizagem. A facilidade de uso do telefone celular, a familiaridade com os torpedos e o baixo custo das mensagens são indícios importantes para que a prática do |
Abstract: | This study was based on the investigation of Short Message Service SMS as an aid in the English language classroom. Our goal was to analize the limits and possibilities embedded in the emergent context of learning with mobility: mobile learning or m-learning. The scenario of this research was a private language school. The theoretical framework of this study was developed by using the scope of teaching and learning languages and Information Tecnhonology IT, distance learning, especially based on the Mobile Assisted Language Learning MALL proposals. The references of this work are the studies of Kukulska-Hulme (2004), Waycott (2004), Mike Sharples (2005). We also used the concepts proposed by authors concerned with autonomy as Benson (2007), Leffa (2006), Macaro (1997) in addition to some ideas about new technologies. Data were analised qualitatively from the semistructured interviews with the research participants, a questionnaire answered by the students and the sent/received messages. In order to analyze the relation between the language and the process of building the answers, we used the theoretical support of Indiciary Paradigm, proposed by Ginzburg (1990). The results of this study show that the students supported the use of SMS. We feel that technological restrictions have limited the interactive and collaborative activities among the students. Some participants have demonstrated autonomy in the search for learning strategies. The ease of use mobile phones, the familiarity with SMS and the low cost of the messages are important indications to understand that the practice of mobile learning keep being proposed and investigated by teachers and/or researches. |
Palabras clave: | Língua inglesa - Estudo e ensino - Inovações tecnológicas Língua inglesa - Estudo e ensino SMS Aprendizado móvel Novas tecnologias Língua inglesa Mobile learning New technologies English language |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Linguística Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Cita: | MACEDO, Rita de Cássia Cunha Gomes. O uso de SMS em sala de aula de língua inglesa: limites e possibilidades. 2008. 190 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15352 |
Fecha de defensa: | 31-oct-2008 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
aDISSERTACAO_RITA_MACEDO.pdf | 3.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.