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dc.creatorMacedo, Rita de Cássia Cunha Gomes
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:19Z-
dc.date.available2009-06-17
dc.date.available2016-06-22T18:42:19Z-
dc.date.issued2008-10-31
dc.identifier.citationMACEDO, Rita de Cássia Cunha Gomes. O uso de SMS em sala de aula de língua inglesa: limites e possibilidades. 2008. 190 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15352-
dc.description.abstractThis study was based on the investigation of Short Message Service SMS as an aid in the English language classroom. Our goal was to analize the limits and possibilities embedded in the emergent context of learning with mobility: mobile learning or m-learning. The scenario of this research was a private language school. The theoretical framework of this study was developed by using the scope of teaching and learning languages and Information Tecnhonology IT, distance learning, especially based on the Mobile Assisted Language Learning MALL proposals. The references of this work are the studies of Kukulska-Hulme (2004), Waycott (2004), Mike Sharples (2005). We also used the concepts proposed by authors concerned with autonomy as Benson (2007), Leffa (2006), Macaro (1997) in addition to some ideas about new technologies. Data were analised qualitatively from the semistructured interviews with the research participants, a questionnaire answered by the students and the sent/received messages. In order to analyze the relation between the language and the process of building the answers, we used the theoretical support of Indiciary Paradigm, proposed by Ginzburg (1990). The results of this study show that the students supported the use of SMS. We feel that technological restrictions have limited the interactive and collaborative activities among the students. Some participants have demonstrated autonomy in the search for learning strategies. The ease of use mobile phones, the familiarity with SMS and the low cost of the messages are important indications to understand that the practice of mobile learning keep being proposed and investigated by teachers and/or researches.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensino - Inovações tecnológicaspor
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopor
dc.subjectSMSpor
dc.subjectAprendizado móvelpor
dc.subjectNovas tecnologiaspor
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectMobile learningeng
dc.subjectNew technologieseng
dc.subjectEnglish languageeng
dc.titleO uso de SMS em sala de aula de língua inglesa: limites e possibilidadespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Moraes Filho, Waldenor Barros
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763101E6por
dc.contributor.referee1Freitas, Alice Cunha de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791984E7por
dc.contributor.referee2Paiva, Vera Lucia Menezes de Oliveira e
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780469P1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755128U1por
dc.description.degreenameMestre em Linguísticapor
dc.description.resumoEste estudo trata da investigação do recurso de Short Message Service - SMS como auxiliar na sala de aula de língua inglesa. Buscamos analisar os limites e as possibilidades trazidas pelo contexto emergente de aprendizagem com mobilidade - mobile learning ou m-learning. O cenário da pesquisa foi uma escola particular de línguas em uma cidade de médio porte no interior de Minas Gerais. A fundamentação teórica deste trabalho foi pautada pelas teorias de ensino e aprendizagem de línguas e tecnologia da informação TICs e do ensino a distância, Computer Assisted Language Learning CALL. Apoiamo-nos especialmente nas propostas oferecidas pelo Mobile Assisted Language Learning - MALL. Tomamos como referencial os estudos de Kukulska-Hulme (2004), Waycott (2004), Mike Sharples (2005). Fizemos, também, uso de alguns conceitos propostos por autores da teoria da autonomia, tais como Benson (2007), Leffa (2006), Macaro (1997), além de conceitos de novas tecnologias. Os dados foram analisados qualitativamente a partir de entrevistas semi-estruturadas com os participantes da pesquisa, um questionário respondido pelos alunos e as mensagens de textos recebidas e enviadas. Para a análise das relações entre linguagem e o processo de construção das respostas, buscamos respaldo teórico no paradigma indiciário proposto por Ginzburg (1990). Os resultados obtidos indicam que os alunos foram favoráveis ao uso de SMS. Pelas restrições tecnológicas, sentimos que as atividades de cunho interativo e colaborativo entre os alunos foram limitadas. Contudo, observamos em alguns participantes uma maior autonomia na busca por estratégias de aprendizagem. A facilidade de uso do telefone celular, a familiaridade com os torpedos e o baixo custo das mensagens são indícios importantes para que a prática dopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.publisher.departmentLinguística Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81765376-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

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