Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15350
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Textos autênticos em aulas de língua inglesa - analisando o seu uso no contexto da escola pública
Autor(es): Oliveira, Eliane Lopes Rosa de
Primeiro orientador: Figueiredo, Celia Assuncao
Primeiro membro da banca: Abrahão, Maria Helena Vieira
Segundo membro da banca: Moraes Filho, Waldenor Barros
Resumo: Esta pesquisa, de base etnográfica, visa a investigar alguns aspectos que envolvem o ensino de leitura em língua inglesa por meio de textos autênticos, na rede pública, partindo de minha experiência como docente neste contexto. Embasando o trabalho serão considerados postulados teóricos referentes à questão da autenticidade de textos em língua inglesa, bem como concepções teóricas de leitura e aspectos relacionados à abordagem instrumental no ensino de línguas. A autenticidade na sala de aula de línguas é um tema complexo, sobre tudo no que diz respeito à própria conceituação do termo "autêntico". Esta pesquisa, de autoanálise, objetiva, portanto, problematizar o conceito e analisar a utilização desse tipo de material no desenvolvimento da leitura no campo da aprendizagem de línguas. Os instrumentos de pesquisa do presente estudo compreendem gravações de aulas em vídeo, notas de campo da professora-pesquisadora, depoimentos dos aprendizes-participantes, questionários e entrevistas. A análise dos dados, triangulados, sugere, por meio das reações manifestadas pelos alunos e pela professora-pesquisadora, que a exploração de textos autênticos em aulas de leitura em língua inglesa, observados alguns aspectos como a análise de necessidades na escolha do tema e também a negociação de significados no momento da leitura, pode contribuir para um ensino mais significativo e coerente com a realidade dos aprendizes, nesse contexto específico. Assim, considerando que o processo de ensino e aprendizagem constitui-se de elementos outros que não apenas o material didático em si, fatores cruciais nesse processo são pressupostos, como a formação crítica e reflexiva do professor e suas concepções de leitura, as contribuições dos aprendizes, bem como o teor das atividades propostas.
Abstract: The present study aims at investigating some aspects involved in teaching English reading through authentic texts, in a public high school, based on my experience as a teacher in such context. The paper, of ethnographic basis, will also consider theoretical postulates in relation to the authenticity of English texts, as well as in relation to the reading theories and to the English for Specific Purposes approach. The authenticity issue in the language classroom is a complex theme, even more so if we discuss the concept of "authentic". This paper, a selfanalysis, aims at carefully studying this concept and the use of such material in reading development in language learning. The research instruments include recordings of classes in video tape, the teacher-researcher s field notes, learners notes, interviews with learners and questionnaires. Data analysis, as it was triangulated, suggests that, according to students as well as teacher-researcher s reactions, the use of authentic texts in the English reading class, considering some aspects of a need for choosing the theme and negotiating meanings at the time of the reading, may contribute to a more meaningful and realistic learning, in this more specific context. Therefore, considering that the teaching and learning process is also based on elements other than just classroom material itself, there are other essential factors to this process, such as critical and reflexive teacher education and his or her conceptions of reading, learners contributions, as well as the content of the proposed activities.
Palavras-chave: Texto autêntico
Leitura em língua inglesa
Abordagem instrumental
Estudo etnográfico
Authentic text
English reading
English for specific purposes
Ethnographic study
Língua inglesa - Estudo e ensino
Leitura
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Linguística Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Referência: OLIVEIRA, Eliane Lopes Rosa de. Textos autênticos em aulas de língua inglesa - analisando o seu uso no contexto da escola pública. 2005. 169 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15350
Data de defesa: 8-Dez-2005
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELROliveiraDISSPRT.pdf688.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.