Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15350
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Eliane Lopes Rosa de
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:18Z-
dc.date.available2006-03-22
dc.date.available2016-06-22T18:42:18Z-
dc.date.issued2005-12-08
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Eliane Lopes Rosa de. Textos autênticos em aulas de língua inglesa - analisando o seu uso no contexto da escola pública. 2005. 169 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15350-
dc.description.abstractThe present study aims at investigating some aspects involved in teaching English reading through authentic texts, in a public high school, based on my experience as a teacher in such context. The paper, of ethnographic basis, will also consider theoretical postulates in relation to the authenticity of English texts, as well as in relation to the reading theories and to the English for Specific Purposes approach. The authenticity issue in the language classroom is a complex theme, even more so if we discuss the concept of "authentic". This paper, a selfanalysis, aims at carefully studying this concept and the use of such material in reading development in language learning. The research instruments include recordings of classes in video tape, the teacher-researcher s field notes, learners notes, interviews with learners and questionnaires. Data analysis, as it was triangulated, suggests that, according to students as well as teacher-researcher s reactions, the use of authentic texts in the English reading class, considering some aspects of a need for choosing the theme and negotiating meanings at the time of the reading, may contribute to a more meaningful and realistic learning, in this more specific context. Therefore, considering that the teaching and learning process is also based on elements other than just classroom material itself, there are other essential factors to this process, such as critical and reflexive teacher education and his or her conceptions of reading, learners contributions, as well as the content of the proposed activities.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTexto autênticopor
dc.subjectLeitura em língua inglesapor
dc.subjectAbordagem instrumentalpor
dc.subjectEstudo etnográficopor
dc.subjectAuthentic texteng
dc.subjectEnglish readingeng
dc.subjectEnglish for specific purposeseng
dc.subjectEthnographic studyeng
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopor
dc.subjectLeiturapor
dc.titleTextos autênticos em aulas de língua inglesa - analisando o seu uso no contexto da escola públicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Celia Assuncao
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709049E4por
dc.contributor.referee1Abrahão, Maria Helena Vieira
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761407U3por
dc.contributor.referee2Moraes Filho, Waldenor Barros
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763101E6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753421P0por
dc.description.degreenameMestre em Lingüísticapor
dc.description.resumoEsta pesquisa, de base etnográfica, visa a investigar alguns aspectos que envolvem o ensino de leitura em língua inglesa por meio de textos autênticos, na rede pública, partindo de minha experiência como docente neste contexto. Embasando o trabalho serão considerados postulados teóricos referentes à questão da autenticidade de textos em língua inglesa, bem como concepções teóricas de leitura e aspectos relacionados à abordagem instrumental no ensino de línguas. A autenticidade na sala de aula de línguas é um tema complexo, sobre tudo no que diz respeito à própria conceituação do termo "autêntico". Esta pesquisa, de autoanálise, objetiva, portanto, problematizar o conceito e analisar a utilização desse tipo de material no desenvolvimento da leitura no campo da aprendizagem de línguas. Os instrumentos de pesquisa do presente estudo compreendem gravações de aulas em vídeo, notas de campo da professora-pesquisadora, depoimentos dos aprendizes-participantes, questionários e entrevistas. A análise dos dados, triangulados, sugere, por meio das reações manifestadas pelos alunos e pela professora-pesquisadora, que a exploração de textos autênticos em aulas de leitura em língua inglesa, observados alguns aspectos como a análise de necessidades na escolha do tema e também a negociação de significados no momento da leitura, pode contribuir para um ensino mais significativo e coerente com a realidade dos aprendizes, nesse contexto específico. Assim, considerando que o processo de ensino e aprendizagem constitui-se de elementos outros que não apenas o material didático em si, fatores cruciais nesse processo são pressupostos, como a formação crítica e reflexiva do professor e suas concepções de leitura, as contribuições dos aprendizes, bem como o teor das atividades propostas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.publisher.departmentLinguística Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81765431-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELROliveiraDISSPRT.pdf688.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.