Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15337
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSales, Quênia Côrtes dos Santos
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:17Z-
dc.date.available2009-01-23
dc.date.available2016-06-22T18:42:17Z-
dc.date.issued2007-10-31
dc.identifier.citationSALES, Quênia Côrtes dos Santos. O ensino da língua espanhola no Brasil: um olhar para aspectos da constituição identitária do professor de espanhol. 2007. 157 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15337-
dc.description.abstractThis dissertation aims at inquiring some aspects of the identitary constitution of the Spanish teacher as a foreign language without graduation in the field of foreign language teaching. This research uses some concepts from the French Discourse Analysis influenced by the Lacanian psychoanalysis. In such a perspective, we consider that the subject is constituted in and by the language. The corpus is composed by Spanish teachers sayings about their own experiences in the learning and in the teaching of Spanish. The analysis of these sayings shows that these teachers constitute themselves as foreign language teachers in the gap between the discourse of necessity, which has been spread over since people s interests in learning Spanish have increased in Brazil, and the discourse of the effort, which allows the teachers accomplish the demands of the market, assuming the position of a Spanish teacher.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professores&#894por
dc.subjectLíngua espanhola&#894por
dc.subjectDiscurso&#894por
dc.subjectSujeitopor
dc.subjectTeacher training&#894eng
dc.subjectSpanish language&#894eng
dc.subjectDiscourse&#894eng
dc.subjectSubjecteng
dc.subjectLíngua espanhola Estudo e ensinopor
dc.subjectLíngua espanhola - Formação de professorespor
dc.subjectProfessores de espanhol - Formaçãopor
dc.titleO ensino da língua espanhola no Brasil: um olhar para aspectos da constituição identitária do professor de espanholpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Bertoldo, Ernesto Sérgio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727397A0por
dc.contributor.referee1Silveira, Eliane Mara
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768966E7por
dc.contributor.referee2Neder, Marco Antonio Villarta
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773091Z4por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4129278E6por
dc.description.degreenameMestre em Lingüísticapor
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo problematizar alguns aspectos da constituição identitária do professor de língua estrangeira, especificamente espanhol, sem formação acadêmicouniversitária na área do ensino de língua estrangeira. Nesta pesquisa, buscamos como fundamentação teórica alguns conceitos da Análise do Discurso de linha francesa atravessada pela psicanálise lacaniana. Nesta perspectiva, consideramos que o sujeito é constituído na e pela linguagem. O corpus deste trabalho compreende os dizeres de professores de espanhol sobre suas próprias experiências com a aprendizagem e com o ensino da língua espanhola. A análise desses dizeres mostra que esses professores se constituem professores de língua estrangeira no entremeio entre o discurso da necessidade, que circula no momento em que o interesse pela língua espanhola é crescente no Brasil, e o discurso do esforço, que lhes possibilita o voltarse para atender a demanda de mercado, ocupando a posição de professor de espanhol.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.publisher.departmentLinguística Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81765424-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Quenia.pdf1.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.