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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15337
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O ensino da língua espanhola no Brasil: um olhar para aspectos da constituição identitária do professor de espanhol |
Autor(es): | Sales, Quênia Côrtes dos Santos |
Primeiro orientador: | Bertoldo, Ernesto Sérgio |
Primeiro membro da banca: | Silveira, Eliane Mara |
Segundo membro da banca: | Neder, Marco Antonio Villarta |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo problematizar alguns aspectos da constituição identitária do professor de língua estrangeira, especificamente espanhol, sem formação acadêmicouniversitária na área do ensino de língua estrangeira. Nesta pesquisa, buscamos como fundamentação teórica alguns conceitos da Análise do Discurso de linha francesa atravessada pela psicanálise lacaniana. Nesta perspectiva, consideramos que o sujeito é constituído na e pela linguagem. O corpus deste trabalho compreende os dizeres de professores de espanhol sobre suas próprias experiências com a aprendizagem e com o ensino da língua espanhola. A análise desses dizeres mostra que esses professores se constituem professores de língua estrangeira no entremeio entre o discurso da necessidade, que circula no momento em que o interesse pela língua espanhola é crescente no Brasil, e o discurso do esforço, que lhes possibilita o voltarse para atender a demanda de mercado, ocupando a posição de professor de espanhol. |
Abstract: | This dissertation aims at inquiring some aspects of the identitary constitution of the Spanish teacher as a foreign language without graduation in the field of foreign language teaching. This research uses some concepts from the French Discourse Analysis influenced by the Lacanian psychoanalysis. In such a perspective, we consider that the subject is constituted in and by the language. The corpus is composed by Spanish teachers sayings about their own experiences in the learning and in the teaching of Spanish. The analysis of these sayings shows that these teachers constitute themselves as foreign language teachers in the gap between the discourse of necessity, which has been spread over since people s interests in learning Spanish have increased in Brazil, and the discourse of the effort, which allows the teachers accomplish the demands of the market, assuming the position of a Spanish teacher. |
Palavras-chave: | Formação de professores; Língua espanhola; Discurso; Sujeito Teacher training; Spanish language; Discourse; Subject Língua espanhola Estudo e ensino Língua espanhola - Formação de professores Professores de espanhol - Formação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Linguística Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Referência: | SALES, Quênia Côrtes dos Santos. O ensino da língua espanhola no Brasil: um olhar para aspectos da constituição identitária do professor de espanhol. 2007. 157 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15337 |
Data de defesa: | 31-Out-2007 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
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