Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15335
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Leitura e motivação
Autor(es): Silva, Cláudia Gomes da
Primeiro orientador: Jesus, Osvaldo Freitas de
Primeiro membro da banca: Gomes, Luiz Roberto
Segundo membro da banca: Cunha, Maria Carmem Khnychala
Resumo: Esta pesquisa verificou a relação entre leitura e motivação por meio de indicadores de motivação interna e testes de interpretação de textos selecionados para o desenvolvimento da leitura em sala de aula. Buscamos na investigação dados que possam evidenciar ou não a influência da motivação no processo de formação do leitor. No primeiro momento, levantamos informações em busca das características do aluno-leitor, sua visão pessoal sobre leitor, o ambiente de leitura familiar e seus assuntos preferidos para ler. Os assuntos preferidos nortearam a seleção dos textos, os quais passaram pela avaliação dos alunos, constituindo três fases, de acordo com os indicadores de motivação interna - instrumento adaptado para essa pesquisa. Posteriormente, os alunos foram submetidos a dois testes, sendo o primeiro relacionado a um assunto não indicado por nenhum aluno do grupo (motivação baixa) e o segundo, com questões similares ao primeiro, foi direcionado aos textos, cujos assuntos foram indicados pelos alunos (motivação alta). Após a verificação de desempenho, obtida por meio dos testes, correlacionamos o resultado ao índice de motivação, o que revelou significativa influência da motivação no processo de leitura. Baseando nesse resultado, confirmamos a hipótese de que a motivação interna do aluno em relação ao assunto interfere no desempenho da compreensão do texto. Isso demonstra a importância de olhar para as questões motivacionais ao trabalhar com leitura em sala de aula.
Abstract: This research checked the relation between reading and motivation through indicators of internal motivation and interpretation of tests, chosen for classroom reading. We searched data that could show the influence of the motivation, or not, in the reader education. In the first moment, we loooked for information which characterized the readers' own self-image, his enviroment, reading preferences. Based on this last item, we chose the texts used in this study. An instrument, adapted to the purpose of this research, brought up data related to internal motivation. Then, the students went through texts to measure their level of motivation. After checking their performance, their low and high level of motivation, evidence was produced to confirm that motivacion really plays an important role in reading. The hypothesis was confirmed. Internal motivation is a meaningful element in reading. The result spotlights motivation as an important factor in reading in classroom at and at home. Motivation enables the student to elaborate this reading activity.
Palavras-chave: Cognição
Leitura
Motivação na educação
Motivação
Reading
Motivation
Cognition.
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Linguística Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Referência: SILVA, Cláudia Gomes da. Leitura e motivação. 2007. 134 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15335
Data de defesa: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Claudia.pdf901.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.