Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15335
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Cláudia Gomes da | |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:42:17Z | - |
dc.date.available | 2009-01-23 | |
dc.date.available | 2016-06-22T18:42:17Z | - |
dc.date.issued | 2007-10-23 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Cláudia Gomes da. Leitura e motivação. 2007. 134 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15335 | - |
dc.description.abstract | This research checked the relation between reading and motivation through indicators of internal motivation and interpretation of tests, chosen for classroom reading. We searched data that could show the influence of the motivation, or not, in the reader education. In the first moment, we loooked for information which characterized the readers' own self-image, his enviroment, reading preferences. Based on this last item, we chose the texts used in this study. An instrument, adapted to the purpose of this research, brought up data related to internal motivation. Then, the students went through texts to measure their level of motivation. After checking their performance, their low and high level of motivation, evidence was produced to confirm that motivacion really plays an important role in reading. The hypothesis was confirmed. Internal motivation is a meaningful element in reading. The result spotlights motivation as an important factor in reading in classroom at and at home. Motivation enables the student to elaborate this reading activity. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Cognição | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Motivação na educação | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Reading | eng |
dc.subject | Motivation | eng |
dc.subject | Cognition. | eng |
dc.title | Leitura e motivação | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Jesus, Osvaldo Freitas de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787932E9 | por |
dc.contributor.referee1 | Gomes, Luiz Roberto | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761059J5 | por |
dc.contributor.referee2 | Cunha, Maria Carmem Khnychala | |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137049D7 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Lingüística | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa verificou a relação entre leitura e motivação por meio de indicadores de motivação interna e testes de interpretação de textos selecionados para o desenvolvimento da leitura em sala de aula. Buscamos na investigação dados que possam evidenciar ou não a influência da motivação no processo de formação do leitor. No primeiro momento, levantamos informações em busca das características do aluno-leitor, sua visão pessoal sobre leitor, o ambiente de leitura familiar e seus assuntos preferidos para ler. Os assuntos preferidos nortearam a seleção dos textos, os quais passaram pela avaliação dos alunos, constituindo três fases, de acordo com os indicadores de motivação interna - instrumento adaptado para essa pesquisa. Posteriormente, os alunos foram submetidos a dois testes, sendo o primeiro relacionado a um assunto não indicado por nenhum aluno do grupo (motivação baixa) e o segundo, com questões similares ao primeiro, foi direcionado aos textos, cujos assuntos foram indicados pelos alunos (motivação alta). Após a verificação de desempenho, obtida por meio dos testes, correlacionamos o resultado ao índice de motivação, o que revelou significativa influência da motivação no processo de leitura. Baseando nesse resultado, confirmamos a hipótese de que a motivação interna do aluno em relação ao assunto interfere no desempenho da compreensão do texto. Isso demonstra a importância de olhar para as questões motivacionais ao trabalhar com leitura em sala de aula. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.publisher.department | Linguística Letras e Artes | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81765400 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Claudia.pdf | 901.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.