Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15335
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Cláudia Gomes da
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:17Z-
dc.date.available2009-01-23
dc.date.available2016-06-22T18:42:17Z-
dc.date.issued2007-10-23
dc.identifier.citationSILVA, Cláudia Gomes da. Leitura e motivação. 2007. 134 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15335-
dc.description.abstractThis research checked the relation between reading and motivation through indicators of internal motivation and interpretation of tests, chosen for classroom reading. We searched data that could show the influence of the motivation, or not, in the reader education. In the first moment, we loooked for information which characterized the readers' own self-image, his enviroment, reading preferences. Based on this last item, we chose the texts used in this study. An instrument, adapted to the purpose of this research, brought up data related to internal motivation. Then, the students went through texts to measure their level of motivation. After checking their performance, their low and high level of motivation, evidence was produced to confirm that motivacion really plays an important role in reading. The hypothesis was confirmed. Internal motivation is a meaningful element in reading. The result spotlights motivation as an important factor in reading in classroom at and at home. Motivation enables the student to elaborate this reading activity.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCogniçãopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectMotivação na educaçãopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectMotivationeng
dc.subjectCognition.eng
dc.titleLeitura e motivaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Jesus, Osvaldo Freitas de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787932E9por
dc.contributor.referee1Gomes, Luiz Roberto
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761059J5por
dc.contributor.referee2Cunha, Maria Carmem Khnychala
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137049D7por
dc.description.degreenameMestre em Lingüísticapor
dc.description.resumoEsta pesquisa verificou a relação entre leitura e motivação por meio de indicadores de motivação interna e testes de interpretação de textos selecionados para o desenvolvimento da leitura em sala de aula. Buscamos na investigação dados que possam evidenciar ou não a influência da motivação no processo de formação do leitor. No primeiro momento, levantamos informações em busca das características do aluno-leitor, sua visão pessoal sobre leitor, o ambiente de leitura familiar e seus assuntos preferidos para ler. Os assuntos preferidos nortearam a seleção dos textos, os quais passaram pela avaliação dos alunos, constituindo três fases, de acordo com os indicadores de motivação interna - instrumento adaptado para essa pesquisa. Posteriormente, os alunos foram submetidos a dois testes, sendo o primeiro relacionado a um assunto não indicado por nenhum aluno do grupo (motivação baixa) e o segundo, com questões similares ao primeiro, foi direcionado aos textos, cujos assuntos foram indicados pelos alunos (motivação alta). Após a verificação de desempenho, obtida por meio dos testes, correlacionamos o resultado ao índice de motivação, o que revelou significativa influência da motivação no processo de leitura. Baseando nesse resultado, confirmamos a hipótese de que a motivação interna do aluno em relação ao assunto interfere no desempenho da compreensão do texto. Isso demonstra a importância de olhar para as questões motivacionais ao trabalhar com leitura em sala de aula.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.publisher.departmentLinguística Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81765400-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Claudia.pdf901.71 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.