Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15326
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Formação de professores de língua inglesa em um curso de licenciatura: processos identitários |
Autor: | Cunha, Elizabeth Gonçalves |
Primer orientador: | Bertoldo, Ernesto Sérgio |
Primer miembro de la banca: | Santos, João Bôsco Cabral dos |
Segundo miembro de la banca: | Neder, Marco Antonio Villarta |
Resumen: | Este estudo teve como objetivo principal investigar quais são as representações sobre as dimensões ética e política da língua inglesa que norteiam as práticas de professores (formadores e em formação) de língua inglesa em um curso de Letras de uma universidade federal do estado de Minas Gerais. Em um segundo momento, buscamos conhecer em que sentido essas representações afetam a constituição identitária do professor e sua prática. A hipótese que norteou a pesquisa foi a de que a forma como os professores formadores e os alunos em formação dos cursos de Letras concebem as dimensões ética e política da língua inglesa tem contribuído para a assunção (ou a adoção) de posturas ingênuas e pouco comprometidas sobre as reflexões acerca da língua inglesa. Participaram da pesquisa cinco (05) professores e trinta e seis (36) alunos de um curso de Letras de uma Universidade pública de Minas Gerais. Os dados para a pesquisa foram coletados a partir de entrevistas semi-estruturadas feitas com os professores e questionários que foram respondidos pelos alunos. Foram também analisadas as ementas dos planos de cursos das disciplinas de formação do referido curso, a saber: Prática de Ensino de Língua Inglesa 1 ; Metodologia do Ensino de Língua Estrangeira 1 e Lingüística Aplicada . Para a análise dos dados, buscamos respaldo nas bases teóricas da chamada Escola Francesa do Discurso, para as discussões que envolvem conceitos tais como, sujeito, discurso, heterogeneidade discursiva e formação discursiva (FD), e nos Estudos Culturais para as discussões sobre identidade e representação. Os dados, de uma maneira geral, mostraram que as questões sobre ética e política atreladas ao ensino da LI não têm sido trabalhadas e que elas nem sempre são percebidas, pelos futuros professores, como importantes para sua formação. Apenas um professor demonstrou, em seus dizeres, que se constitui, de fato, numa perspectiva teórica que problematiza as questões éticas e políticas ligadas ao ensino da língua inglesa; mesmo que elas não apareçam nas ementas dos cursos, elas acabam sendo abordadas e problematizadas em suas aulas devido à sua inscrição numa formação que considera essas questões importantes. A partir da análise das representações observadas, podemos inferir também que os alunos do curso de Letras investigado recebem uma formação que os leva a se constituírem numa base teóricometodológica que privilegia questões de ordem metodológica, com instruções procedimentais, além do ensino de descrição de língua (gramática contextualizada). |
Abstract: | This study aimed at investigating the representations, which constitute the imaginary of teachers and students of a course of languages and related literatures, concerning the English language and its role towards the world today. It was also our aim to find out whether the political and ethical dimensions related to the English language are problematized during their formation, specifically during the classes of disciplines which are more closely related to students formation. The hypothesis underlying our study was that the way professors and students conceive of those two dimensions (political and ethical) related to the English language have contributed for the adoptions and of naïve stances and conceptions concerning the teaching and use of the English language. Data were gathered through interviews conducted with five professors who teach at referred course, and through a questionnaire, which was answered by 36 students. Results, in a general sense, reveal that issues related to ethics and politics, as far as language practices are concerned, have not been discussed in the context of formation of English teachers, and they not been perceived as an important point to be included in the syllabus of the disciplines related to their formation. This was revealed through the linguistic manifestations of both professors and students. Only one of the two professors interviewed showed evidence of being constituted in a critical and discursive perspective, which takes these issues (political and ethical) into account during students formation. Thus, we could say that the emphasis of the course seems to be on the teaching of the English language per si , and on the methods, approaches and procedures to be adopted during the classes. |
Palabras clave: | Formação de professores Política Ética Análise do discurso English language Teacher formation Politics Ethics Discourse analysis Língua Inglesa Estudo e ensino Língua inglesa Formação de professores |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Linguística Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Cita: | CUNHA, Elizabeth Gonçalves. Formação de professores de língua inglesa em um curso de licenciatura: processos identitários . 2008. 179 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15326 |
Fecha de defensa: | 31-oct-2008 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elizabeth Goncalves.pdf | 5.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.