Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15296
metadata.dc.type: Tese
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Nas fissuras dos cadernos encardidos: processos de subjetivação e a discursividade literária em Carolina Maria de Jesus
metadata.dc.creator: Carrijo, Fabiana Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Fernandes, Cleudemar Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Morais, Mara Rúbia de Souza Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Hashiguti, Simone Tiemi
metadata.dc.contributor.referee3: Camargo, Fábio Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee4: Braga, Sandro
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa investigou, a partir de uma análise teórico-metodológica repousada nos aportes da AD francesa, como um sujeito de um discurso constitui sua subjetividade através do exercício de uma escrita de si. Assim, esta tese elencou as singularidades desta escrita de si, especialmente, por intermédio de dois diários íntimos de Carolina Maria de Jesus, notadamente, a partir do Quarto de despejo (1960). Os estudos apresentados, neste trabalho, intencionavam discutir o sujeito como um sujeito da escrita que se vale dela com o intuito de preservar o dia vivido na esperança blanchotiana de que se deve anotar para preservar e preserva-se para não passar incólume. Esta problemática do sujeito, relacionada com o produto de sua escrita, foi tomada por meio dos estudos apresentados por Foucault a partir das noções de escrita de si, cuidado de si, dos hypomnemata e das lettres de cachet, o que possibilitou inventariar a constituição de um sujeito por meio de sua escrita. Neste exercício de análise discursiva de um corpus de base literária, a partir de noções foucaultianas e de algumas notações temáticas de outros campos teóricos (como da crítica literária e dos estudos bakhtinianos), deliberou-se que a constituição do sujeito em várias posições-sujeito se produziu na e pela contradição: nem totalmente delator, nem propriamente porta-voz dos excluídos. Esta proposta de trabalho se valeu da noção de discursividade proposta por Orlandi (sob influência pecheutiana) e adicionou-se a ela a palavra literária para singularizar uma escrita de si que se inscreveu na ordem do devir como uma discursividade outra, talvez de outra ordem. Nesse sentido, o termo literário não carregou aqui as correlações com o que seria um estatuto literário, passou além destas atribuições. Este exercício de análise, ou ainda este gesto de leitura realizou a descrição do processo de objetivação de uma subjetividade, como um efeito-sujeito‟, a partir da escrita de si. Corolário a essa constituição de sujeitos plurais, observou-se uma escrita de si que para além de dizer de si e de evidenciar a constituição de um sujeito por meio de sua escrita de si, singularizou a essência de uma escrita de outrem, a dos ébrios, a dos indigentes, a das mulheres que vivem no penado enquanto os homens se regozijam com a situação de serem providos por essas mulheres.
Abstract: This research investigated, from a theoretical and methodological analysis rested on the French contributions AD as a subject of a discourse constitutes his subjectivity through the exercise of writing himself. Thus, this thesis listed the singularities of this writing himself especially through two particular diaries of Carolina Maria de Jesus especially Quarto de Despejo (1960). The studies presented in this work intended to discuss the subject as a writing subject that is worth in order to preserve the living day in blanchoniana hope that it should be noted for preserving and preserves itself not to pass unscathed. This problematic subject related with his writing was taken by Foucault presented studies from the notions himself writing, self care from hypomnemata and of lettres de cachet , that allowed to make an inventory of a subject constitution through his writing. In this discursive analysis exercise of a literary basis corpus, from Foucault‟s notions and notations from other theoretical fields (such as literary criticism and Bakhtin‟ studies), it ruled that the subject constitution in various subject-positions produced in and contradiction by himself: nor fully racked, nor spokesman deleted. This working purpose made use of discursivity notion proposed by Orlandi (pecheutiniana influence) and added in it the literary word to specify a writing by itself that signed up in order as a becoming discourse in another one may be from another order. In this sense, the literary term did not take here correlations which would be a literary statute . it was beyond these assignments. This analysis exercise, or still this reading gesture made a objectification process description of a subjectivation as an subject-effect , from writing himself . Corollary to this plural subject constitution, it observed a writing from himself that says not only something more about himself and to evidence a subject constitution by writing himself, singled the essence of a writing from another ones: drunkards, indigents, women that lived in penate while men rejoice with the situation because they are provided by these women.
Keywords: Escrita de si
Discursividade literária
Carolina Maria de Jesus
Análise do Discurso
Foucault
Writing from himself
Literary discursivity
Carolina Maria de Jesus
Discourse analysis
Jesus, Carolina Maria de, 1914-1977
Estilo literário
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Citation: CARRIJO, Fabiana Rodrigues. Nas fissuras dos cadernos encardidos: processos de subjetivação e a discursividade literária em Carolina Maria de Jesus. 2013. 176 f. Tese (Doutorado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15296
Issue Date: 16-Dec-2013
Appears in Collections:TESE - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FissurasCadernosEncardidos.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.