Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15292
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Discursivizando uma episteme acerca do discurso pedagógico sobre o ensino de Literatura na Educação Básica
Autor: Mesquita, Diana Pereira Coelho de
Primer orientador: Santos, João Bôsco Cabral dos
Primer miembro de la banca: Dias, Dylia Lysardo
Segundo miembro de la banca: Gama-khalil, Marisa Martins
Tercer miembro de la banca: Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Cuarto miembro de la banca: Figueira, Luís Fernando Bulhões
Resumen: Esta pesquisa propõe uma reflexão sobre os discursos que são veiculados acerca da Literatura e seu ensino na Educação Básica. Nesse sentido, a problematização consiste em analisar como as forças centrífugas e centrípetas funcionam no processo de construção e disseminação dos discursos sobre a Literatura e seu ensino e influem nas concepções teóricas das instâncias enunciativas sujeitudinais (IES) presentes no corpus Instância Enunciativa Sujeitudinal Pedagógica (IESpg) e Instância Enunciativa Sujeitudinal Institucional (IESinst) -, resvalando em sua compreensão sobre o papel da interpelação e da tomada de posição na constituição do leitor literário. O corpus é composto pelos documentos Diretrizes Básicas para o Ensino de Literatura no Ensino Fundamental (2007) e Diretrizes Curriculares Municipais para o Ensino de Literatura (2011). A pesquisa se baliza, principalmente, em Michel Pêcheux, Mikhail Bakhtin, Michel Foucault e Santos (2012, 2010, 2009, 2007, 2004, 2000) e tem como objetivo geral lançar um olhar epistemológico sobre os conceitos relacionados ao ensino de Literatura que permeiam a prática de muitos professores dessa disciplina, tendo como subsídio a análise das concepções subjacentes e das filiações epistemológicas que emergem do corpus e refletir sobre o papel da interpelação e da tomada de posição na constituição dos alunos em leitores literários. O estudo tem como pressuposto de que são as concepções tradicionalistas/conservadoras que atravessam a prática dos professores de Literatura concepções de leitor, texto literário, letramento, cânone, sentido, autoria, estética, Literatura e leitura literária que dificultam aos mesmos construírem uma prática que tenha por meta interpelar os alunos para que se constituam como leitores literários maduros. Para confirmação do pressuposto, foi realizada uma reflexão sobre estas concepções, a partir da análise do corpus em estudo e considerando-se, principalmente, o conceito de interpelação, por meio de um dispositivo discursivo de análise designado Dispositivo Gerativo-Sentidural (DGS), que nos permitiu compreender o funcionamento das forças centrípetas e das forças centrífugas que atuam sobre o discurso pedagógico acerca do ensino de Literatura. Os resultados do estudo caminham para a compreensão de que o professor deve primeiramente se inscrever em um lugar discursivo de formação do leitor literário. Nesse lugar discursivo, é preciso que ele entenda: a leitura literária como ato responsável; que há uma referencialidade polifônica que constitui cada aluno; e que a interpelação e a tomada de posição ante um texto literário são dois processos que devem ser desenvolvidos/ampliados com os alunos.
Abstract: This research proposes a reflection on the discourses that are propagated about the Literature and its teaching in Basic Education. In this sense, the problematization consists of to analyze how the centrifugal and centripetal forces work in the process of construction and dissemination of discourses on literature and its teaching and affect on the theoretical concepts of Enunciative Subjective Instance (IES) in the corpus Pedagogical Enunciative Subjective Instance (IESpg) e Institutional Enunciative Subjective Instance (IESinst), running into the understanding on the interpellation and position taken´s role in the constitution of the literary reader. The corpus is composed by documents Basic Guidelines for Teaching Literature in Elementary Education (2007) and Municipal Curriculum Guidelines for Teaching Literature (2011). The research is based, mainly, in the tripod theory: Michel Pecheux, Mikhail Bakhtin and Michel Foucault and it aims to launch a general epistemological view on the concepts related to the teaching of literature that permeate the practice of many teachers of this area, taking as input analysis of the underlying concepts and of the epistemological affiliations that emerge from the corpus and to reflect on the role of interpellation and of position taken in the students´ constitution in literary readers. The study takes as its premisse that are the traditionalist/conservative conceptions that cross the literature teachers´ practices - reader´s conceptions , literary text, literacy, canon, meaning/sense, authorship, aesthetics, literature and literary reading - that makes them difficult to build a practice which has the goal to challenge students to be constituted as mature literary readers. To confirm the assumption, we conducted a reflection on these concepts, from the analysis of the corpus and considering, mainly, the concept of interpellation, through a discursive analysis device called Generative-Sentidural Device (DGS), which allowed us to understand the operation of centripetal and centrifugal forces that act on the pedagogical discourse about teaching Literature. The results of the study point to the understanding that the teacher should first sign up in a discursive place of formation of the literary reader. In this discursive place, he must understand: the literary reading as a responsible act; that there is a polyphonic referentiality that constitute each student; and that the interpellation and the position taken faced with a literary text are two processes that must be developed/extended with the students.
Palabras clave: Análise do discurso
Educação
Literatura
Analysis of discourse
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Linguística Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Cita: MESQUITA, Diana Pereira Coelho de. Discursivizando uma episteme acerca do discurso pedagógico sobre o ensino de Literatura na Educação Básica. 2013. 277 f. Tese (Doutorado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15292
Fecha de defensa: 9-dic-2013
Aparece en las colecciones:TESE - Estudos Linguísticos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DiscursivizandoEpistemeDiscurso.pdf2.59 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.